Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2009

A marca pós-moderna - Poder e Fragilidade da marca na sociedade contemporânea

A marca pós-moderna - Poder e Fragilidade da marca na sociedade contemporânea

de Andrea Semprini


335 pág.
 

As marcas contemporâneas jamais foram tão potentes e desejadas e ao mesmo tempo, nunca foram tão criticadas e atacadas. O paradoxo é só aparente porque é a mesma dinâmica que explica a centralização da marca no nosso modo de vida e as críticas às quais estão sujeitas. É a crescente interpenetração da economia, do consumo e da comunicação que explica esta mutação, do tipo pós-moderno.

Apresenta um modelo de funcionamento da marca contemporânea. Mostra como se dá a dinâmica de uma marca moderna e descreve as estratégias que levam uma marca ao sucesso e as armadilhas que a levam algumas marcas ao fracasso. Discute a disseminação social da marca pós-moderna, o seu diálogo além do consumo a sua extensão a outros universos (cinema, esporte, política, mídia, turismo, cultura, questões humanitárias). Numa sociedade dominada pelo imaterial, as marcas propõem mundos possíveis que concorrem à construção da representação individual e coletiva. Tais mundos possíveis fornecem ao indivíduo estímulos que o ajudam a atribuir um determinado conteúdo e significado a seus projetos de vida.

O livro é uma análise lúcida das escolhas feitas pelo Management que geram a potência ou a fragilidade das marcas contemporâneas.

Algumas marcas citadas no livro Airbus, Amazon, Apple, Armani, Audi, Benetton, BMW, Citroen, Danone, Ferragamo, Fiat, Fnac, IBM, Kodak, Louis Vuitton, Mercedes, Microsoft, Nacional Geographic, Pepesi, Procter&Gamble, Rolls-Royce, Sony, Toshiba, Unilever, Volks, Wal-Mart entre outras.

O AUTOR
Andrea Semprini é um dos maiores especialistas em marca. Dirige o Instituto de Pesquisa de Mercado e Consultoria Arkema (www.arkemabrand.com). É conselheiro de numerosas empresas multinacionais com marcas de grande prestigio. É professor de Teoria da Marca e da Comunicação na Sorbonne em Paris, na American University de Paris, professor de sociologia na Universidade de Lille I - França e leciona Estratégia de Marcas na IULM em Milão. É autor de diversos livros e artigos. Suas principais publicações sobre o tema são: Marche e mondi possibili (Milão, 1993) e La marca (Milão, 1996).



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publicado por o editor às 12:46
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