A peça de Juan Mayorga tem direção de André Paes Leme
A CAIXA Cultural apresenta o espetáculo “Hamelin”, de 30 de junho a 03 de julho, com texto do espanhol Juan Mayorga, uma das revelações da dramaturgia contemporânea espanhola, tendo recebido por esta obra, o prêmio APTR de melhor direção pelo espetáculo e Renato Machado ganhou o prêmio APTR de melhor iluminação.
A montagem conta a história de um jovem juiz determinado a provar que um importante membro da sociedade abusou sexualmente de uma criança. Na luta para reunir provas, enfrenta dificuldades para encontrar os culpados e distinguir o bem do mal.
Com uma atmosfera próxima dos filmes de suspense e através de uma dramaturgia não convencional, “Hamelin” revela a impotência da sociedade em proteger a inocência das suas crianças e a impossibilidade de se chegar a uma única conclusão, quando as palavras são tudo o que se tem para apurar a verdade. O autor explora o tema da pedofilia para falar sobre a formação e a deformação da linguagem.
“A cena, desenhada com precisão, é marcada por um forte despojamento aliado a uma densa interpretação”, conta o diretor. O jogo entre a narrativa e o drama convoca a imaginação e a memória do espectador. Os atores assumem, além dos seus personagens, a função de comentar a cena, conduzir e questionar o olhar do público.
Sobre o autor
Juan Mayorga nasceu em Madrid em 1965 e estudou Filosofia e Matemática. É professor de Dramaturgia e Filososfia na Real Escuela Superior de Arte Dramática de Madrid e membro fundador do Grupo de teatro El Astillero.Seu trabalho filosófico mais importante é Revolución Conservadora y Conservación Revolucionária Política y Memoria en Walter Benjamin.
Ainda inéditas no Brasil, as peças de Mayorga já foram representadas na Argentina, Croácia, Espanha, Estados Unidos, Irlanda, Portugal, Reino Unido, Ucrânia e Venezuela. Pelo texto de “Hamelin”, Juan Mayorga recebeu na Espanha o prêmio Max de Melhor Autor Teatral em Castelhano de 2005.
Sobre o diretor
André Paes Leme diretor teatral formado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e conclui o Mestrado em Estudo de Teatro pela Universidade de Lisboa. Já realizou mais de 50 espetáculos, entre peças teatrais, concertos musicais, óperas e eventos comemorativos de relevância cultural. É professor de Interpretação no Centro Universitário da Cidade-RJ e do Departamento de Direção Teatral da UNIRIO. Sua pesquisa cênica explora o entrelaçamento do drama com o épico e teve início em 1993 com o espetáculo “Alcassino e Nicoleta”.
Ficha Técnica
Autor: Juan Mayorga
Tradução: Patrícia Simões e António Gonçalves
Direção: André Paes Leme
Elenco: Vladimir Brichta, Alexandre Mello, Oscar Saraiva, Cláudia Ventura, Patrícia Simões e Alexandre Dantas.
Diretor Assistente: Anderson Aragón
Iluminação: Renato Machado
Cenografia: Carlos Alberto Nunes
Figurino: Luciana Maia
Direção Musical: Lucas Ciavatta
Assessoria de Imprensa: Daniella Cavalcanti
Direção de Produção: Andrea Alves e Cláudia Marques
Produção Executiva: Leila Moreno
Co-Produção : Sarau Agencia de Cultura e Fábrica de Eventos
Serviço
Teatro: “Hamelin”
Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR
Data: de 30 de junho a 03 de julho
Hora: quinta a sábado 21h e domingo 19h
Ingressos: R$20 e R$10 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)
Bilheteria:(41)2118-5111(de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h).
Classificação etária: Não recomendado para menores de 16 anos
Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)
www.caixa.gov.br/caixacultural