O Congresso por ele mesmo: autopercepções da classe política brasileira
de Timothy J. Power e Cesar Zucco Jr. (org.)
Coleção: Humanitas
2011. 319 p.
O LIVRO
Entender a política brasileira requer entender o Congresso Nacional. O estudo do Congresso e de seus agentes, por sua vez, pode ser o ponto de partida para a análise de temas políticos que transcendem a dinâmica legislativa. O Congresso por ele mesmo apresenta, assim, a Pesquisa Legislativa Brasileira, que, em seis edições ao longo de 20 anos, registra a opinião dos membros do Congresso Nacional acerca de temas de grande relevância política. Trata-se de uma valiosa contribuição a todos os interessados na política brasileira.
Algumas visões
Enfim, não sei se o Congresso por ele mesmo é uma boa coisa, pois autopercepções costumam ser enganosas, indulgentes consigo mesmo, autocomplacentes, edulcoradoras da situação real, mas fica a recomendação.
Paulo R. de Almeida
Ele é fundamental para quem queira entender como pensa o Congresso Nacional. Desde 1990, Thimothy, a cada quatro anos, submete os deputados e senadores brasileiros a uma pesquisa. Essa “Pesquisa Legislativa Brasileira”, como ele chama, permite a formação de um belo quadro do pensamento do Congresso brasileiro. E é esse quadro que ele consolida no livro.
Rudolfo Lago
e mais
LANÇAMENTO DA