Sob a Luz das Estrelas - Somos uma soma de pessoas
de José Messias
Páginas: 360
O livro pelo autor
Toquei a vida por música...
Ela, a música, é trilha sonora de meu ser.
Primeiro, procurei e achei meus tons e os meus semitons, todos ao alcance de minha voz. Depois, harmonizei-me com o meio (ambiente) e naveguei no espaço livre (horizontal) de minha pauta musical, no tempo certo e compatível com a espécie humana... Obedeci a todos os compassos convenientes ao passo da existência. Sou operário de salário (em sete notas); moedas sonantes.
Fiz uma sinfônica de amigos. Sou um arranjador de harmonias.
Muitas vezes meu ritmo foi quebrado e os meus instrumentos foram desafinados, por adversidades adversárias, mas minha banda nunca parou de tocar. Reagi, improvisei, acordei muitos acordes. Quando errei, retornei (da capo) ao meu concerto vital. Só não erra quem não tenta. Tentei...
Valeu! No máximo não sou o mínimo!
- Deus é o meu Maestro!
(José Messias)
O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
Fernando Pessoa
Fernando nunca fingiu que ele foi muitas pessoas somadas a milhões de outras!...
José Messias
O LIVRO
Um dos maiores ícones da música brasileira, Rádio e Televisão. Na presente obra, o autor José Messias relata toda sua trajetória de vida, incluindo carreira e suas mais de 200 composições gravadas por diversas celebridades da música popular brasileira.
O livro, além de ser uma biografia do autor, é também uma obra completa no que diz respeito à História do Rádio, da Televisão e da Música Brasileira, trazendo fatos inusitados e um farto material histórico.
José Messias criou o quadro Pra quem você tira o chapéu?, em 1974, para o Rádio e Televisão, e ficou imortalizado como jurado do Programa Raul Gil.
Pra quem você tira o chapéu? É até os dias de hoje um dos quadros que mais faz sucesso, e que está há mais tempo no ar ocupando os melhores lugares de audiência.
José Messias é considerado pela crítica como o Melhor Jurado do Brasil; ele é também jornalista, membro da Academia Nacional de Letras e Artes, na cadeira de Gabriela Mistral, e sócio remido da Ordem dos Músicos.
Em 2002, passou a integrar o corpo de jurados do Programa Raul Gil, no qual atua com fabuloso brilhantismo.
O livro traz os melhores momentos da MPB e da Jovem Guarda da qual José Messias foi um dos principais mentores levando vários cantores ao estrelato, entre eles: Jerry Adriani, Wanderley Cardoso e Clara Nunes.
A obra apresenta também a história de seu convívio com artistas, personalidades e políticos, como Grande Otelo, Flávio Cavalcanti, Ayrton, Lolita Rodrigues e Tancredo Neves.
UM LANÇAMENTO