Os Últimos Nazistas - A Caçada aos Seguidores de Hitler
de Mark Felton
Páginas: 208
Depois de 68 anos de investigação, quatro interrogatórios e da revisão de milhares de documentos, o alemão Samuel Kunz, 88 anos, foi finalmente indiciado pela morte de 432 mil judeus no campo de concentração de Belzec, na Polônia, no dia 28 de julho. Kunz atuou como guarda entre janeiro de 1942 e julho de 1943, quando tinha 20 anos de idade.
O LIVRO
Os perversos crimes cometidos pelos nazistas sempre deixarão a hu¬manidade estarrecida, e é grande o interesse pela caçada àqueles que, desde 1945, fogem da justiça. Um número surpreendente de criminosos de guerra permanece vivo, mesmo depois do fim da guerra. O Simon Weisenthal Center iniciou a campanha “Última Chance” em 2008 para capturá-los. Desde 2001, nada menos que 76 criminosos de guerra nazistas e seus colaboradores foram condenados, sendo que metade deles residia nos Estados Unidos. No entanto, o autor revela que há muitos outros, vivos e livres, e as histórias deles não ficam menos chocantes com o passar do tempo. A obra trata também dos criminosos que morreram recentemente, antes de irem a julgamento, e daqueles tiveram êxito em escapar da justiça ou cumpriram penas excessivamente leves. O autor não poupa qualquer esforço para chocar o leitor com seu relato dos crimes malignos cometidos por esses homens e mulheres.
O AUTOR
Nascido em Colchester em 1974, o professor Mark Felton doutorou-se em História Americana pela Universidade de Essex. Ele atualmente vive na China com a mulher e os filhos. Alem disso, leciona na Universidade de Fudan, Shangai. O professor Felton contribuiu para muitas publicações sobre História e é autor de diversas obras, entre elas: Yanagi: The Secret Underwater Trade Between Germany and Japan 1942-1945; The Real Tenko: Extraordinary True Stories of Women Prisoners of the Japanese; The Fujita Plan; The Final Betrayal: MacArthur and the Tragedy of Japanese POWs; Slaughter at Sea: The Story of Japan’s Naval War Crimes; Japan’s Gestapo: Murder, Mayhem and Torture in Wartime Ásia; Children of the Camps: Japan’s Last Forgotten Victims e 21st Century Courage: Stirring Stories of Modern British Heroes (todos pela Pen & Sword Books). Em Os Últimos Nazistas, ele mais uma vez mostra sua capacidade como escritor investigativo, trazendo a trágica realidade vivenciada por milhares de judeus e alguns dos autores desses crimes hediondos que até hoje mantêm cicatrizes psicológicas em quem sofreu o terror na mão de seus algozes. Ele retrata alguns dos últimos nazistas que ainda sobrevivem, em idade avançada, e que possivelmente não serão punidos por seus crimes; boa parte deles se espalhou por países da América do Sul, como Argentina e Brasil.
LANÇAMENTO