Segunda Guerra Mundial - STALINGRADO A resistência heróica que destruiu o sonho de Hitler dominar o mundo
de Rupert Matthews
tradutor - Ricardo Souza PÁGINAS: 208 FORMATO: 17x24 cm
Volgogrado (em russo: Волгоград, transl. Volgográd) conhecida entre 1598 e 1925 como Tsarítsin (no alfabeto cirílico: Цари́цын, transl. Tsaritsyn) e, entre 1925 e 1961, Stalingrado (português brasileiro) ou Estalinegrado (português europeu) (russo: Сталингра́д, transl. Stalingrád), é uma cidade da Rússia, capital administrativa do óblast de Volgogrado, no sul do país. Estende-se por cerca de 80 quilômetros, na margem ocidental do rio Volga.
Tem cerca de 1,3 milhões de habitantes e fundada em 1589 com a designação de Tsarítsin, por ter se originado de uma fortaleza às margens do rio Tsaritsa. Em 1925 passou a se chamar Stalingrado, por decisão do XIV Congresso do Partido Comunista da União Soviética, para homenagear o então secretário-geral do partido, Josef Stalin, por ter derrotado nesta cidade, em 1920, à frente das tropas do Exército Vermelho, o general Anton Ivanovitch Denikin, comandante do Exército Branco.
Em fevereiro de 1956, após o processo de desestalinização posto em prática no governo de Nikita Khruschov, passou a se chamar Volgogrado, por decisão do XX Congresso do Partido Comunista da URSS. Com a mudança de nome, a nomenclatura do memorial dedicado aos defensores da cidade também mudou, mas em 2004, o presidente Vladimir Putin autorizou a mudança da nomenclatura, que hoje encontra-se novamente como Stalingrado.
A Batalha de Stalingrado (português brasileiro) ou Batalha de Estalinegrado (português europeu) foi uma operação militar conduzida pelos alemães e seus aliados contra as forças russas pela posse da cidade . A batalha de Stalingrado teve lugar nesta cidade no inverno de 1942, com êxito do exército soviético sobre as tropas alemãs nazistas, desgastadas pelo inverno rigoroso típico da região.Ela foi o ponto de virada na frente leste da guerra, marcando o limite da expansão alemã no território soviético e é considerada a maior e mais sangrenta batalha de toda a História, causando a morte e ferimentos em cerca de dois milhões de soldados e civis.
Marcada por sua extrema brutalidade e desrespeito às perdas militares e civis de ambos os lados, a ofensiva alemã sobre a cidade de Stalingrado, a batalha dentro da cidade e a contra-ofensiva soviética que cercou e destruiu todo o 6º Exército alemão e outras forças do Eixo, foi a segunda derrota em larga escala da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial e a mais decisiva; a partir daí, a ofensiva passou totalmente para as mãos dos soviéticos até a vitória final contra o Terceiro Reich, em 8 de maio de 1945. O início do conflito ocorre em 19 de agosto de 1942 com um ataque aéreo sobre a cidade. Sua captura era importante para a máquina de guerra alemã em diversos aspectos, o principal sendo que Stalingrado era a principal cidade industrial da região do rio Volga, sendo esta uma importante rota que serve de comunicação indispensável entre o Mar Cáspio e o norte da Rússia; caso a captura de Stalingrado se concretizasse, o avanço alemão até Moscou estava praticamente garantido.
O LIVRO O lançamento da M.books é um livro que vai mostrar por que a cidade de Stalingrado se tornou tão importante para o desfecho da Segunda Guerra Mundial.
A resistência de Stalingrado, na frente leste, foi o ponto de virada da Segunda Guerra Mundial. Os avanços inexoráveis e inevitáveis dos alemães, cujos tanques varreram centenas de quilômetros Rússia adentro, finalmente foram interrompidos. O 6º exército, unidade de elite alemã, foi foi rechaçado,depois cercado e, por fim, forçado à rendição.
Mais de 1,5 milhão de pessoas, muitas delas civis encurralados pela campanha, perderam suas vidas durante os seis meses da luta. Pela primeira vez na guerra, o exército alemão foi derrotado no campo de batalha. Antes de Stalingrado, os russos jamais haviam vencido. Depois de Stalingrado, jamais perderiam.
Esta obra lança um olhar sobre o esforço titânico que terminou na total destruição da segunda maior cidade da União Soviética, na maior batalha que o mundo jamais vira.
O AUTOR Rupert Matthews é um historiador e ativista político. Escreveu mais de 180 livros sobre história e técnicas militares. Vive com a esposa e duas filhas em Bottesford, Inglaterra.
Conheça melhor o autor em http://www.rupertmatthews.org/index.php?pageLink=About+Rupert
Assista aqui Stalingrado (Filme 1) - O Ataque em seis partes (legendado) O Combate que selou o destino de Hitler contado por soldados russos e alemães
um lançamento