Os olhos amarelos dos crocodilos
de Katherine Pancol
Tradução: Eliana Aguiar
Formato: 16 x 23
Peso: 400 gramas
464 páginas
O LIVRO Iris e Joséphine são irmãs com personalidade e estilo de vida completamente diferentes. Enquanto Iris é uma socialite, muito elegante e sofisticada, sem a menor preocupação com seus gastos, Joséphine é historiadora e leva uma vida bem mais modesta nos subúrbios de Paris. Os curiosos contrastes entre ambas já eram visíveis desde a infância.
Apesar da invejável condição financeira, Iris não é feliz. Seu casamento, em particular, é motivo de desgosto constante. A irmã não tem dúvidas de que ela e seu marido, Philippe Dubin, vivem presos a um regime de aparências. Já Joséphine, em meio às dívidas que sustenta, expulsa de casa o marido desempregado, que a traía com uma manicure.
Certo dia, em um jantar de alta classe, Iris inventa que é escritora. Para sustentar a mentira e criar uma nova imagem, pede ajuda a Joséphine: a irmã escreveria um livro, depois assinado por Iris, que lhe daria o dinheiro relativo à publicação. Recém-separada e cheia de dívidas, Joséphine aceita. Ao longo dos dois anos seguintes, a vida das duas irmãs vai mudar completamente em função desta decisão.
Com muitos diálogos e conflitos, as histórias que se seguem à farsa promovida pelas irmãs revelam a dificuldade em sustentar a mentira de ambas, em meio às demais histórias de suas famílias. Os olhos amarelos dos crocodilos exibe uma saga familiar que vai de Paris à África, apresenta vários personagens fascinantes e tenta responder a velha pergunta: afinal, o que determina o sucesso de alguém?
A AUTORA Katherine Pancol nasceu em Casablanca, no Marrocos, em 1954, e se mudou para a França aos cinco anos de idade. Estudou literatura e tornou-se inicialmente professora de Francês e Latim, passando depois para o jornalismo. Trabalhou para as revistas Paris-Match e Cosmopolitan. Em 1979, escreveu seu primeiro romance, Moi d'abord, e, devido à boa receptividade, decidiu investir na carreira de escritora. Ela passou os dez anos seguintes em Nova York, estudando escrita criativa e roteiro na Universidade de Columbia. Neste período escreveu mais três romances. Os olhos amarelos dos crocodilos, publicado em 2006 na França, é seu maior sucesso e vendeu mais de um milhão de cópias. Ela é divorciada, tem dois filhos adultos e vive atualmente em Paris.
Leia um trecho do livro em PDF Katherine Pancol em Lyon
Après « Les Yeux jaunes des crocodiles » et « La Valse lente des tortues », Katherine Pancol publie le troisième volet de sa trilogie « Les Écureuils de Central Park sont tristes le lundi »