O presidente da Comissão Organizadora da 4ª Conferência Municipal de Cultura, Elton Barz, no encontro preparatório realizado no Moinho Rebouças com o segmento de economia criativa
Mais de 150 pessoas já participaram dos encontros preparatórios da IV Conferência Municipal de Cultura, que será promovida pela Fundação Cultural de Curitiba, de 26 a 28 de julho. Cinco encontros foram realizados e uma nova reunião está marcada para esta quinta-feira (4), às 19h30, no auditório Antonio Carlos Kraide (Portão Cultural).
De acordo com o assessor de Relações Institucionais da Fundação Cultural de Curitiba e presidente da Comissão Organizadora da 4ª Conferência Municipal de Cultura, Elton Barz, pela primeira vez as Conferências Municipais têm reuniões preparatórias, com o objetivo de mobilizar a população para a discussão e prestar esclarecimentos sobre os temas que serão debatidos. Foram realizados encontros preparatórios no Centro de Criatividade de Curitiba, com moradores das Regionais Boa Vista e Santa Felicidade; no Centro da Juventude Eucaliptos, com a comunidade das Regionais Boqueirão e Bairro Novo; no Teatro do Paiol, com lideranças das Regionais Matriz e Cajuru; no Sated – Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão; e no Moinho Rebouças (sede da Fundação Cultural de Curitiba), com representantes do segmento de economia criativa.
Entre os resultados dos encontros já realizados estão as pré-conferências livres de cultura, que começam a ser organizadas pela própria comunidade, com o propósito de levar à Conferência propostas discutidas e consolidadas em documentos a serem apresentados na plenária final. “Isso também é uma novidade desta conferência. Os encontros preparatórios e as pré-conferências livres garantem a mobilização de um maior número de participantes e também facilitam as discussões durante a conferência, já que muitos pontos são previamente debatidos”, diz Elton Barz.
O presidente da Comissão Organizadora destaca também que esta Conferência é a primeira a ser realizada após a adesão de Curitiba ao Sistema Nacional de Cultura, oficializada em março passado, entre o prefeito Gustavo Fruet e a ministra da Cultura, Marta Suplicy. “Ao aderir ao sistema nacional, nos comprometemos a mudar o nosso processo de gestão da cultura, colocando-a num novo patamar. Precisamos, por exemplo, que o Conselho Municipal de Cultura passe a ser deliberativo, e não apenas consultivo, como é atualmente. A Câmara Municipal deverá aprovar a Lei do Sistema Municipal de Cultura e precisamos prever um plano de cultura com metas para os próximos dez anos”, explica Elton Barz.
O tema central desta 4ª Conferência Municipal de Cultura é "Uma política de Estado para a cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura". Os quatro eixos que serão debatidos são: Implantação do Sistema Nacional, Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Cidadania e Direitos Culturais, e Cultura e Desenvolvimento. A Conferência também deverá escolher os representantes a serem levados para a conferência estadual (14 e 15 de setembro em Guarapuava) e, por fim, a 3ª Conferência Nacional de Cultura, que ocorre em Brasília de 26 a 29 de novembro.
As inscrições para a 4ª Conferência Municipal de Cultura podem ser feitas no site http://cmc.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/