A riqueza rítmica e melódica de países latinos invade a Capela Santa Maria Espaço Cultural, neste fim de semana, nas vozes do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, com o espetáculo Cantares da América Latina. As apresentações acontecem às 20h de sexta-feira (27) e às 18h30 de sábado (28). No programa estão 17 músicas do século 20, de representativos compositores do Brasil, Argentina, Cuba e Venezuela.
O concerto integra a agenda anual de apresentações patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo, e estará sob o comando da maestrina cubana Maria Antonia Jimenez, que responde pela direção artística e a regência do Coro da Camerata, na temporada 2013. Maria Antonia também fará comentários sobre as obras executadas, permitindo ao público uma melhor apreciação do espetáculo.
“O repertório mistura ritmos e cantares que evidenciam a diversidade e a força musical da América Latina”, destaca Maria Antonia. “No programa estão partituras originais e arranjos com um perfil popular e folclórico, escritos no século 20, transitando por diversos estilos”, adianta a maestrina. A escolha das obras exige versatilidade dos cantores e evidencia o preparo vocal dos integrantes do Coro da Camerata, que se apresentam “a cappella” (sem acompanhamento instrumental).
O concerto confirma a excelência do trabalho desenvolvido pelo grupo, desde a sua criação, em 1974, e que extrapolou fronteiras. A mais recente viagem internacional do Coro da Camerata Antiqua aconteceu em junho passado, quando representou o Brasil na 3ª Bienal de Coros (3ª Internationalen Chorbiennale), em Aachen, na Alemanha, figurando entre os mais importantes corais europeus e de outros continentes.
Repertório – Na extensa relação de obras do repertório desse concerto do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba está a composição La Muerte del Ángel, do argentino Astor Piazzolla, uma das peças “angelicais” com as quais o autor abalou o mundo conservador do tango. Com essa obra dedicada a seu pai, Piazzolla usou o equação “novo tango + tragédia + comédia + bordel” para definir sua inovadora direção, acrescentando sofisticação harmônica com um swing de jazz indescritível. Da Argentina também figuram Arroz com Leche e Se Equivocó la Paloma, de Carlos Guastavino, El Mareao, de Alberto Rodríguez; mais Alfonsina y el Mar, de Ariel Ramires e Felix Luna.
Do Brasil foram escolhidas Berimbau, de Baden Powell e Vinicius de Moraes, composição que é um mergulho nas tradições não ocidentais; Quadrilha, de Osvaldo Lacerda sobre poesia de Carlos Drummond de Andrade, que mostra a criatividade do músico frente ao trabalho do poeta; Cantares, de Ronaldo Miranda; e Carinhoso, de Pixinguinha e João de Barro, uma das mais importantes obras da música popular brasileira. Da Venezuela vem El Explicao, com arranjo de Pablo Hurtado.
Cuba tem sete composições selecionadas: Penas, de Beatriz Corona sobre poema de José Martí; Son Mercedes, de Leo Brouwer; Tiempo para un Tiempo, de Roberto Valera; Juramento, canção em forma de bolero de Miguel Matamoros; Canto de los Cafetales, de Alejandro Garcia Caturla, que revela as profundas raízes africanas da cultura cubana; Entre el Espanto y la Ternura, de Beatriz Corona e Silvio Rodríguez; e Guayaboso, rumba de Guido López-Gavilán, um verdadeiro quebra-cabeça de ritmos afro-cubanos, de complexidade vertiginosa, no qual as vozes assumem o papel de percussão.
A regente – Formada em Regência Coral pelo Conservatório de São Petersburgo (Rússia), a cubana Maria Antonia Jimenez foi convidada, em 1995, pela Fundação Carlos Gomes (Belém do Pará) para ministrar aulas de canto e regência coral. No mesmo ano, fundou o Coro Carlos Gomes, com o qual obteve reconhecimento da crítica especializada e do público, no Brasil e no exterior.
Com importantes premiações, entre elas os Diplomas de Ouro e Prata no 26º Concurso Internacional de Coros Franz Schubert (Áustria – 2010), as Medalhas de Ouro e Prata nas 5ª Olimpíadas Mundiais de Coros (Áustria – 2008), a Medalha de Ouro no 9º Concurso Internacional de Coros Orlando Di Lasso (Itália – 202) e a Medalha de Bronze no 12º Concurso de Música Sacra (Grécia – 2006), também realiza pesquisas sobre a música folclórica paraense.
Maria Antonia ainda respondeu pela produção e direção musical dos CDs solos do Coro Carlos Gomes, intitulados O Belo (2002) e O Cantochão dos Mercedários do Grão Pará (2004). Em 2012, foi homenageada pela Fundação Carlos Gomes pela sua contribuição musical.
Serviço:
Apresentações do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba com o programa Cantares da América Latina, sob a regência da maestrina Maria Antonia Jimenez, dentro da temporada 2013 de espetáculos patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo.
Datas e horários: dia 27 de setembro (sexta-feira), às 20h, e dia 28 de setembro de 2013 (sábado), às 18h30. As apresentações contam com comentários da maestrina Maria Antonia Jimenez.
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada). Pagamento somente em dinheiro.
Programa
1- Astor Piazzolla (1921 – 1992, Argentina)
Arranjo: Néstor Zadoff
La Muerte del Ángel
2-Beatriz Corona (1962, Cuba)
Poema: José Martí
Penas
3-Osvaldo Lacerda (1927 – 2011, Brasil)
Texto: Carlos Drummond de Andrade
Quadrilha
4-Carlos Guastavino (1912 – 2000, Argentina)
Arroz con Leche
5-Leo Brouwer (1939, Cuba)
Son Mercedes
6-Ronaldo Miranda (1948, Brasil)
Texto: Walter Mariani
Cantares
7-Ariel Ramirez (1921 – 2010, Argentina) / Felix Luna (1925 – 2009, Argentina)
Arranjo: Hugo de la Vega
Alfonsina y el Mar
8-Roberto Valera (1938, Cuba)
Arranjo: Conrado Monier (Cuba)
Tiempo para un Tiempo
9-Pixinguinha (1897– 1973, Brasil) / João de Barro (1907 – 2006, Brasil)
Carinhoso
10-Arr. Pablo Hurtado (Venezuela)
El Explicao
11-Miguel Matamoros (1894 – 1971, Cuba)
Arranjo: Electo Silva
Juramento
12-Alejandro Garcia Caturla (1940, Cuba)
Canto de los Cafetales
13-Carlos Guastavino (1912 – 2000, Argentina)
Texto: Rafael Alberto
Se Equivocó la Paloma
14-Baden Powell (1937 – 2000, Brasil) / Vinicius de Moraes (1913 – 1980, Brasil)
Arranjo: Arlindi Teixeira
Berimbau
15-Beatriz Corona (1962, Cuba) / Silvio Rodríguez (1946, Cuba)
Entre el Espanto y la Ternura
16-Alberto Rodríguez (1946, Argentina)
Arranjo: Fernando Moruja
El Mareao
17-Guido López- Gavilán (1944, Cuba)
Guayaboso