Sons com Sombras
Auditório, 10h30
Atelier de Teatro e Música para crianças e adultos
Animação: Departamento de Expressão Musical do CARL ORFF PROJECTO – EDUCAÇÃO MUSICAL)
Piano-Bar, 18h00-19h30
Início do Curso Livre de História da Música, da responsabilidade de Miguel Leite
TOOOBLUZZZ
Piano-Bar, 22h00
Os ToooBluzzz já não são um dos mais recentes agrupamentos musicais do Carl Orff Projecto – educação musical (projecto sediado mesmo no centro de Matosinhos, no nº 366 da Rua Brito Capelo). Inicialmente constituído por dois saxofones (um alto e um tenor) e uma guitarra eléctrica (alternando a liderança de uma base harmónica com um baixo eléctrico), junta-se-lhe desde há tempos o swing de uma bateria.
Dedicam-se ao estudo e à interpretação de música moderna Jazz com raízes fortes nas sonoridades antigas dos Blues.
O som que os TOOOBLUZZZ criam é sensual, forte, quente, provocando com insinuantes improvisações o corpo, os sentidos e a inteligência de quem os ouve.
Os TOOOBLUZZZ vêm actuando com regularidade em concertos Jazz, mostrando igualmente receptividade para a participação em outros géneros de eventos.
Adriana Dias (Saxofone Alto), Gabriel Costa (Guitarra eléctrica e Baixo eléctrico), Nuno Paixão (Bateria) e Paulo Alexandre Jorge (Saxofone Tenor) são os músicos.
A Direcção Musical está a cargo de Paulo Alexandre Jorge.
Sessão de poesia com idosos da Fundação Lar Evangélico Português (Maia)
Piano-Bar, 15h00
Os idosos da Fundação Lar Evangélico Português (Maia) responderam ao repto do Clube Literário do Porto e escreveram poemas que hoje irão recitar numa sessão, com início às 15h00.
A sessão termina com um momento musical, ao som do piano, protagonizado por Luísa Barreira.
Debate : «A violência sobre os idosos, nos lares e nas famílias»
Auditório, 21h30
Oradores:
José Ferreira-Alves, representante do INPEA (International Network for the Prevention of Elder Abuse) e Professor da Universidade do Minho;
Maria Emília Vergueiro, da GEAVI (Grupo de Estudos e Avaliação de Pessoas Idosas Vítimas de Maus Tratos e Negligência) e Professora da Universidade de Coimbra
Dra. Teresa Almeida Pinto, da Associação VIDA (Valorização Intergeracional e Desenvolvimento Activo)