Seminário avançado debate, no CCBNB-Fortaleza, deslocamentos, encontros e desencontros da Arte atual
O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: (85) 3464.3108) realiza nas próximas terça e quarta-feira (dias 13 e 14) o seminário avançado "Arte atual: deslocamentos, encontros e desencontros".
Gratuito ao público, o seminário acontece de 14h às 17h, na terça-feira (13), e de 18h30 às 21h30, na quarta-feira (14). Antes, na terça-feira (13), de 10h às 12h, será apresentada a performance "Razão de dois", do desenhista e performer mineiro Wilson de Avellar, nas imediações da Praça da Estação (Praça Castro Carrera), no centro de Fortaleza. As inscrições para o Seminário são gratuitas e prosseguem até a terça-feira (13) na recepção do CCBNB-Fortaleza.
A lista de palestrantes do seminário abrange nomes como: Beatriz de Almeida Magalhães (doutora em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG), Wilson de Avellar (desenhista e performer, formado em Artes Visuais pela UFMG), Cinara de Araújo (doutora em Estudos Literários pela UFMG), Brígida Campbell (mestre em Artes Visuais pela UFMG e professora de Desenho da Escola de Belas Artes da mesma universidade), Júlio Lira (graduado em Ciências Sociais pela Universidade de Fortaleza, especialista em Desenvolvimento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Ceará - UFC e especializando em Audiovisual em Meios Eletrônicos pela UFC) e Fátima de Souza (mestre em Literatura Brasileira pela UFC).
Performance "Razão de dois", com Wilson de Avellar
"Razão de dois", performance concebida por Wilson de Avellar, faz parte de um projeto do artista premiado pelo Ministério da Cultura (MinC), através do Programa Rede da Fundação Nacional de Artes (Funarte), em 2009.
O performer, durante algumas horas, em praças, ruas ou avenidas de cidades que ele elege, senta-se em um objeto semelhante a uma conversadeira: cadeira dupla, com dois assentos opostos - entre os assentos, encontra-se instalado um compartimento, à maneira de uma urna de votação.
Nos locais em que ocorre a apresentação, o artista pede aos passantes para se sentarem num dos assentos e que, em troca de um vale-alimentação, lhe contem um segredo qualquer. O segredo contado pelos passantes é transcrito pelo performer e em seguida depositado na urna. Ao final de cada ação, a urna do compartimento da cadeira é lacrada.
Em cada cidade onde é apresentada a performance, Wilson de Avellar convida um artista local para dela participar. A ele é proposto que se desloque para outra cidade e realize a mesma ação. A primeira convidada é Simone Barreto, desenhista de Fortaleza, cidade eleita pelo performer para receber a primeira apresentação de "Razão de dois".
A artista fortalezense, no caso, irá se deslocar para Belo Horizonte (MG). A apresentação em Fortaleza e Belo Horizonte acontecerão, simultaneamente, no dia 13 de abril de 2010, terça-feira, entre 10 horas e 12 horas. Em Fortaleza, o local escolhido é a Praça Castro Carrera (Praça da Estação), e em Belo Horizonte, as imediações da Praça Rui Barbosa (Praça da Estação).
PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO
Dia 13/04 (terça-feira), de 14h às 17h
Abertura
14h - Palestra "Fechar o livro, abrir o olho e mover as pernas: Belo Horizonte/Nápoles/Fortaleza", por Beatriz de Almeida Magalhães, seguida de conversações entre os convidados de Belo Horizonte e Fortaleza
Dia 14/04 (quarta-feira), de 18h30 às 21h30
18h30 - Os participantes do seminário serão convidados a trazer, neste segundo dia, idéias, projetos e experiências (sonoras, verbais, visuais, corporais), a partir dos deslocamentos, encontros e desencontros vivenciados em Fortaleza. Esse material será o ponto de partida para conversas.