As diversas correntes do pensamento do autor homenageado desta edição da 10ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, Gilberto Freyre, serão discutidas em palestras nos dias 14, 15, 16 e 18 de junho, sempre às 18h, no Auditório da Biblioteca Padre Euclides (Rua Visconde de Inhaúma, 490). O evento contará com a presença de Joel Rufino dos Santos (dia 14/6), Gustavo Henrique Tuna (dia 16/6), José Leonardo do Nascimento (dia 17/6) e Elide Rugai Bastos (dia 18/6). Os interessados devem se inscrever através do site www.feiradolivroribeirao.com.br até o dia 13 de junho. As vagas são limitadas a 200 pessoas.
No site, além deste ciclo de palestras o público pode também se inscrever em outras atividades, como a Rodada do Livro, o Seminário de Dramaturgia e o Seminário Leitura e Literatura Infantil e Juvenil.
Conheça um pouco sobre cada convidado do Ciclo de Palestras:
Joel Rufino dos Santos é doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participou em 1960 da elaboração da revolucionária coleção de livros didáticos "História Nova", que o levou algumas vezes aos cárceres da ditadura militar. Tem incursões em várias formas de expressão escrita, do livro didático ao romance histórico, passando também pelo teatro, pelos roteiros de televisão e pela literatura infantil. Foi subtitular da Secretaria Extraordinária de Defesa e Promoção das Populações Negras do Estado do Rio de Janeiro e presidiu a Fundação Cultural Palmares do Ministério da Cultura.
Gustavo Henrique Tuna é doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde defendeu, em 2003, a dissertação Viagens e viajantes em Gilbert Freyre. Foi responsável pela revisão das notas e pela elaboração dos índices remissivo e onomástico das edições dos seguintes livros de Gilberto Freyre: Casa-Grande & Senzala, Sobrados e mucambos, Ordem e progresso e Nordeste, todos publicados pela Global Editora. É autor de Gilberto Freyre: entre tradição e ruptura (Cone Sul, 2000).
José Leonardo do Nascimento é livre-docente em História da Arte pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), pós-doutor pela Universidade Clássica de Lisboa, doutor em História pela Université de Paris X, Nanterre. Desenvolve pesquisas na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História, História da Cultura e das Artes. É também professor de estética, de história da arte e da cultura brasileira no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unicamp).
Elide Rugai Bastos possui mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Livre-docente em Pensamento Social pela Unicamp. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Campinas. Foi editora da Revista Brasileira de Ciências Sociais (ANPOCS), é atualmente editora da revista Lua Nova (CEDEC). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Pensamento Social no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: pensamento social brasileiro, sociologia brasileira, Gilberto Freyre, história das idéias e intelectuais.