Sexta-feira, 25 de Junho de 2010

Ações para a Qualidade



Ações para a Qualidade de Marcus Vinicius Rodrigues


O conceito de multidisciplinaridade se tornou indispensável àqueles que pretendem integrar organizações em torno de um negócio. Deste modo, a Metodologia GEIQ® é um modelo integrado e multidisciplinar, fundamentado em conhecimentos contemporâneos científicos e aplicados, através de quatro ações organizacionais para a busca de melhores resultados: ações estratégicas, ações estruturais, ações comportamentais e ações operacionais. Contando com sete anexos escritos por doutores e mestres possuidores de grande know how no assunto, esta segunda edição foi revisada, ampliada e atualizada com novos conceitos que irão trazer mais conhecimento ao leitor, proporcionando a motivação necessária para as mudanças em sua vida profissional e na organização onde atua.


Conteúdo




Prefácio




Apresentação




Roteiro do Livro




Caso Referência




PARTE I: GESTÃO INTEGRADA PARA A QUALIDADE - GIEQ




CAPÍTULO 1. GIEQ: Metodologia para Melhoria da Qualidade

1.1. Qualidade: Conceitos e Evolução

1.2. Qualidade Padrão Classe Mundial: Seis Sigma

1.3. Ações Estratégicas para a Qualidade

1.4. Ações Estruturais para a Qualidade

1.5. Ações Comportamentais para a Qualidade

1.6. Ações Operacionais para a Qualidade




CAPÍTULO 2. Análise dos Processos Empresariais para a Melhoria da Qualidade

2.1. Processos: Conceitos e Aplicação

2.2. Indicadores de Desempenho de um Processo

2.3. Custo dos Processos de Melhoria: o Custo da Qualidade e da não-Qualidade

2.4. Problema: Identificação e Delimitação

2.5. Os Ciclos PDCA e DMAIC e os Processos Produtivos







PARTE II: GEIQ - AÇÕES OPERACIONAIS




CAPÍTULO 3. Ferramentas e Técnicas para a Melhoria da Qualidade

3.1. Mapeamento do Processo

3.2. Lista de Verificação

3.3. Histograma

3.4. Aplicações das Principais Medidas Estatísticas

3.5. Gráfico de Controle

3.6. Capacidade de um Processo

3.7. Diagrama de Pareto

3.8. Matriz de Prioridade

3.9. Brainstorming: Tempestade Cerebral

3.10. Diagrama de Causa e Efeito

3.11. Análise de Dispersão

3.12. Diagrama de Concentração

3.13. Gráfico Box-Plot

3.14. Planejamento de Experimento

3.15. Análise de Variância

3.16. Análise de Taguchi

3.17. Diagramas para o Planejamento e Gestão dos Processos




CAPÍTULO 4. Confiabilidade, Análise e Prevenção das Falhas para a Melhoria da Qualidade

4.1. Confiabilidade e Taxas de Falhas

4.2. Análise de Modo de Falhas e Efeito – FMEA

4.3. Análise de Árvore de Falhas – FTA

4.4. Prevenção de Falhas Humanas – Poka Yoke

4.5. Prevenção de Falhas Técnicas – Sistemas de Manutenção




CAPÍTULO 5. Programas e Métodos para a Melhoria da Qualidade

5.1. Programa 5S: Reeducação para a Qualidade

5.2. Benchmarking: Busca do Referencial de Excelência

5.3. Reengenharia de Processos

5.4. Just in Time - JIT

5.5. Análise de Valor - AV

5.6. Desdobramento da Função Qualidade – QFD

5.7. Gestão do Clientes







ANEXOS

A – ISO 9001: Conceitos Básicos e Implementação

Por Sidney Teylor, Doutor.




B – ISO 14001: Conceitos Básicos e Implementação

Por Guido Ferolla, Doutor.



C - OHSAS 18000: Conceitos Básicos e Implantação

Por Paulo Antonio Barros Oliveira, Doutor.




D - SA 8000: Conceitos Básicos e Implementação

Por Ricamar Maia, Mestre.




E – Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ: Conceitos Básicos e Implementação

Por Antônio Batista, Mestre.




F – CMM (Capability Maturity Model): Conceitos Básicos e Implementação

Por Aldo Pires, Mestre.




G – Os Grandes Nomes da Qualidade

Por Antônio Fandiño, Doutor.




H – Tabela de Tolerância: Desvio Padrão – Partes por Milhão



A CRÍTICA


“O mais recente trabalho de Marcus Vinicius Rodrigues vem dar continuidade a brilhante carreira que vem trilhando, mesclando experiências de pesquisa, ensino, consultoria e ação administrativa. Em seu quinto livro demonstra um grande esforço científico e uma preocupação em interferir na realidade social para minimizar as conseqüências negativas notadas no mundo produtivo da atualidade, por meio da democratização do conhecimento e do estímulo ao comprometimento de indivíduos e organizações com a melhoria contínua dos processos produtivos. Oferece uma importante contribuição para a compreensão da Gestão da Qualidade, revelando grande objetividade e clareza. Trata-se de uma leitura agradável, capaz de levar à reflexão e estimular a prática. Este livro merece ser lido por professores, pesquisadores, gerentes e estudantes”. Lúcio Flávio Renault Moraes, PhD Professor e Pesquisador da COPEAD/UFMG - Belo Horizonte/MG

“Ações para a Qualidade reúne e sintetiza, de forma clara e objetiva, abordagens e instrumental analítico orientado para a busca de excelência empresarial. Trata-se de um enfoque técnico, complementar aos estudos teórico-conceituais, que visa a formação integral do administrador”. Bianor Scelza Cavalcanti, PhD Diretor Internacional da FGV - Rio de Janeiro/RJ

”O livro Acções para a Qualidade - Gestão Integrada para a Busca dos Seis Sigmas - é uma obra fundamental para quem tem a responsabilidade de controlar a qualidade no contexto organizacional.
O Prof. Marcus Vinicius na senda dos seus anteriores livros, conseguiu sintetizar com êxito e, sem perda de rigor, os principais instrumentos utilizados na gestão da qualidade provenientes das mais modernas técnicas de administração de empresas. O leitor encontrará nesta obra uma ferramenta poderosa que o ajudará a melhorar a eficiência e a eficácia da sua empresa ou instituição”. Luís Antero Reto, PhD Presidente da Business School - INDEG/ISCTE - Lisboa/Portugal

“A obra resulta de vasta experiência e rigoroso estudo empreitados pelo autor para trazer, à luz dos conhecimentos, valores consistentes e indispensáveis à formação e atuação de gestores.
Numa linguagem clara, objetiva e bem fundamentada em conceitos, dados, fatos e práticas transitam entre estratégias, estruturas, valores e processos; não como um receituário para as organizações, porque o autor respeita-lhes nas particularidades, nos riscos e oportunidades a que possam ficar sujeitas e, porque ampara-se no estudo e nas contribuições da filosofia, das ciências sociais, da economia, da engenharia, bem como na aplicação de métodos e recursos da estatística e das novas tecnologias da informação. Ao recomendar procedimentos e o uso de ferramentas da qualidade, enraíza-se nos fundamentos, na apropriação adequada de meios e métodos e na exemplificação, de tal forma que permite ao leitor, consistente reflexão na busca, descoberta e emprego de soluções para um modelo de gestão integrada. O livro desenha o panorama evolutivo do pensamento administrativo ao longo dos tempos, numa abordagem histórica e contextual até às mais recentes correntes. Sua arquitetura didática compreende uma propositura orientadora, capaz de integrar o gosto pela leitura à compreensão das razões e das aplicabilidades das ferramentas de Qualidade Seis Sigma como caminho para o aprender a aprender a fazer a gestão integrada das organizações. Reflete seriedade e responsabilidade esperadas. Honório Tomelim Fundador da UNA – Centro Universitário de Ciências Gerenciais - Belo Horizonte/MG

UM LANÇAMENTO







 

publicado por o editor às 01:22
link | comentar | favorito

.tags

. todas as tags

.arquivos

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

.subscrever feeds