MANCEBOS E MOCINHAS: MODA E LITERATURA NO BRASIL DO SECULO XIX
Mariana Tavares Rodrigues
Um livro como poucos, resgtando a cronica de costumes contida em obras digamos vestibulandas. (E.C.)
Quantas preciosas informações estão relatadas nos romances brasileiros? Se nossa bibliografia no campo da moda é escassa, estudos que privilegiam a análise da moda no Brasil, são ainda muito raros e abrem um novo e importante caminho de pesquisa.
A publicação de Mancebos e Mocinhas, moda e literatura no Brasil do século XIX tem como objetivo a maior compreensão do início do consumo de artigos de moda neste período e as relações deste sistema com as particularidades da sociedade brasileira.
Joaquim Manuel de Macedo, José de Alencar e Machado de Assis foram os autores estudados identificando em seus romances as informações relacionadas ao vestuário e à moda, regras, hábitos e valores culturais que nortearam o consumo da moda no período.
É um texto exepcional. Muito bem escrito e que articula passagens dos romances dos autores acima citados com o estudo da moda e hábitos do período.
Mancebos e Mocinhas, moda e literatura no Brasil do século XIX é uma referência obrigatória no cenário de escassos títulos existentes sobre a história da moda brasileira.
UM LANÇAMENTO