Dia 31 de Março | Quinta-feira
Auditório
18h30
Saber Ouvir – Curso Livre de História da Música
Com o Maestro António Victorino d’Almeida e Miguel Leite
Auditório
21h30
“Novas Masculinidades” – tertúlia mensal da UMAR (União Mulher Alternativa Resposta)
Piano bar
21h30
A Palavra sobre a Palavra
Ciclo Encontros com Escritores no Porto (em Homenagem a Eduardo Prado Coelho), uma iniciativa do P.E.N. Clube Português em colaboração com o Clube Literário do Porto
Convidado: Fernando Guimarães
A primeira sessão deste Ciclo, que decorrerá entre Março e Junho de 2011, terá lugar no Clube Literário do Porto, amanhã, dia 31 de Março, pelas 21h30. Estará presente o poeta e ensaísta Fernando Guimarães, que será apresentado por Maria João Reynaud e José Rui Teixeira. O autor, que recebeu recentemente o prémio de ensaio do PEN Clube Português, pela obra que tem por título História do Pensamento Estético em Portugal, editada em 2009, lerá uma escolha de poemas seus e dialogará com o público.
Seguir-se-á uma breve sessão de autógrafos.
Este Ciclo de Encontros prosseguirá com a presença dos escritores Rosa Alice Branco (28 de Abril), Albano Martins (6 de Maio) e António Rebordão Navarro (16 de Junho), apresentados respectivamente pelos ensaístas Fernando Guimarães, Fernando J. B. Martinho e Isabel Pires de Lima.
Os organizadores:
pelo Pen Clube Português (penclubeportugues.org)
Maria João Reynaud e José Rui Teixeira
&
Clube Literário do Porto
Dia 1 de Abril | Sexta-feira
Piano bar
21h30
Apresentação do livro “Janela da Alma”, de Renata Pereira Correia
Anthero Montero apresenta a obra, Marisa Sousa Silva apresenta a autora
Sinopse: Segundo António M. Oliveira, autor do prefácio deste livro, “nesta Janela da alma”, impera a solidão! A solidão e a água, e a areia e as praias, de barcos encalhados em emudecimentos! E reina a procura – uma criança à procura! – de amor, de companhia, de emoções a partilhar, de encantamentos que só a magia consegue! E há sonhos transformados em palavras, alinhadas em frases e versos, dizendo de uma vida que tem muros – muros cravados no ego! – marcas agarradas à alma… estigmas. E a vontade de ser poeta, poeta de palavras doces, de versos tomados como alimento! (...)”
Sobre a autora: Renata Pereira Correia nasceu em Oliveira de Azeméis a 23 de Novembro de 1980. Profissionalmente ligada à área da Animação Sociocultural e da Educação, sempre teve uma forte ligação com a actividade artística, nomeadamente com a escrita. Colabora em alguns sites de poesia e de literatura, fazendo parte de dois clubes literários online. Participa em blogues de outros escritores, e escreve poemas para fotografias captadas por fotógrafos amadores e profissionais. Na Azeméis Fm Rádio, conduz o programa diário " No Canto de um Poeta", dando voz a poemas de autores conhecidos e desconhecidos, misturados com música dos anos 80 e 90 e com entrevistas semanais a pessoas ligadas às diferentes áreas. Escreve letras musicais, para alguns músicos em projectos que englobam a sua escrita, e no cinema tem a sua escrita presente em curtas-metragens em parceria com o fotógrafo António Maia. Tem participado ao longo deste tempo em alguns eventos que envolvem a poesia, trilhando um caminho para a divulgação da mesma, e tem uma paixão pela fotografia que tem vindo a crescer e que tem estado quase tão presente como a escrita. Autora dos Livros de Poesia “Ensaios de Ficção” Setembro 2009, ”Editora Temas Originais; Ilustração por Ricardo Campus“ Pétalas de Esperança”, Março 2010, Edição de Autor (EuEdito) Ilustração por Ricardo Campus, " Janela da Alma", Setembro 2010, Edição de Autor ( EuEdito), fotografia da capa por António Maia.
Galeria do piso 2
21h30
Inauguração com Porto d’Honra da exposição de pintura e desenho de José Alberto Baganha Sinde
Os trabalhos expostos resultaram de uma atividade que é desenvolvida há já alguns anos de forma regular na área do desenho e da pintura, em paralelo e de modo complementar à atividade profissional de professor de artes visuais, no ensino público básico e secundário. O conjunto formado por desenhos e pinturas, revelam carácteres ora mais racionais ora mais experimentais . O desenho mais imediato, experimental e intuitivo. A pintura, nuns casos mais racional, mais elaborada, composta e organizada (iconográfica), noutros mais imediata, gestual e expressiva. De comum, desenhos e pinturas, têm a expressão e a simbologia. Ao nível do procedimento os desenhos acumulam linhas que originam superfícies e texturas. As pinturas, linhas - com a marca do gesto - ou manchas mais elaboradas, corrigidas, sobrepostas e densas. A pintura, a acrílico, em pequeno formato sobre papel, o desenho, a tinta da china, num formato grande.
José Alberto BAGANHA SINDE, nasceu no Porto em 1954. Licenciou-se em Artes Plásticas- Pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto. Em 1978 colaborou com o artista plástico Pierre Louy (Annecy, França) na realização de trabalhos de Batik e Vitral. Atualmente, é professor de Artes Visuais no ensino secundário público, no Porto. Desde 1987 participou já em diversas exposições.
Piano bar
23h00
Concerto “You can’t teach the old maestro a new tune”
Hugo Marinheiro, saxofones
Gilberto Bernardes, saxofone e electronic
:: Dia 2 de Abril | Sábado - Dia Internacional do Livro Infantil
Piano bar
17h00
Apresentação do áudio-livro "A dança dos alcatruzes", de Oceano de Andrade
Sinopse: A dança dos alcatruzes é o ficcional percurso de Cândido Makalani, escritor, e das espirais por si vividas e desejadas. É o encontro entre as partes distantes que formam o individuum. É um quase esquecido narrar de percursos e decisões. É um olhar sobre os gestos dos actores que se cumprem e adiam no palco onde se representa a dramaturgia do Tempo. É o agir e as suas consequências, o encanto e desencanto de quem faz. A dança dos alcatruzes desvela histórias afloradas ou mesmo não-ditas, mascara e desmascara palcos do Homem, da política - o social Aristotélico - da filosofia, da cultura, de um país conhecido como Portugal, e respira a distância, que é o apagador e o giz da memória. A dança dos alcatruzes – uma coreografia quase imóvel – é um território híbrido onde os personagens se metamorfoseiam mediante vontades, se projectam interior e exteriormente, bem como aos seus silêncios e lugares ideais – com os perigos que o ideal comporta. O prefácio da obra é do compositor Nelson de Quinhones, a capa do arquitecto António Póvoas, a gravação e edição de áudio de José Duarte Antunes. O audiolivro contém ainda uma faixa musical de Celina Tavares com orquestração de José Duarte Antunes e arranjos de José Miguel Costa. O design gráfico é responsabilidade de Pedro Teixeira.
Nota biográfica: José Rui Rocha (1981), é o palco onde Oceano de Andrade se representa como personagem literário. Natural do concelho de Vila Nova de Gaia, desenvolveu desde cedo estudos musicais na Academia de Música de São Félix da Marinha cumprindo o curso complementar e estudos em piano e técnica vocal e repertório – canto, licenciando-se em 2003 em Educação Musical. É especializado em Literatura Dramática pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Teve como principais áreas de actividade profissional o ensino da música, teatro, dinâmica de leitura, interpretação, escrita e oralidade e alfabetização. É fundador e presidente da direcção do Janelas Plurais - Núcleo de Arte Dramática – Fafe. Actualmente desenvolve a sua actividade enquanto criador na Kairos – Produções Culturais.
Galeria do piso 2
17h30 – 18h30
Atelier de Filosofia para Crianças e Pais
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Orientador: Tomás Magalhães Carneiro
10 euros por adulto (criança, entrada gratuita)
Inscrições e informações: revistaumcafe@gmail.com
http://filosofiacritica.wordpress.com/
Galeria da Cave
17h30
Inauguração com Porto d’Honra da exposição de pintura “O GESTO DO OLHAR”, dos alunos do Atelier do Gólgota
O GESTO DO OLHAR
Ensina-se uma criança a ler, a escrever, a desenhar, a contar, mas não se ensina a sentir.
Isso, está dentro de cada uma, e nós, educadores, só podemos tornar consciente que aquilo que elas sentem pode ser transmitido por um gesto: um gesto, que é um olhar: uma palavra, um silêncio, uma dança, uma música, um caminhar a pé, um rir, um chorar, um ouvir o outro, os dias monótonos, um desenho que se risca no papel, uma mancha de cor que se destaca numa paisagem.
Quando os faço observar uma pintura e os conduzo dentro dela, para que lhe sigam as linhas do desenho que está por trás e é invisível, ou as linhas negras que ficaram a moldar a silhueta de uma árvore, de um objecto, de um corpo, ou as manchas de cor que definem volumes, ou estados de alma...o que eu pretendo mesmo é que sintam a construção da pintura, que é um pensamento, que é um sentir, e incutir-lhes o hábito de dedicarem o seu tempo ao olhar. Porque com o olhar, vem a consciência do saber sentir. E deste sentir que se conhece, vem atrás a descoberta de si próprio. O que há de mais sério e importante?
Estas palavras não as dirijo às crianças, mas aos pais e educadores. A crise em que todos estamos mergulhados esboça-se há muito, muito tempo. Está na sua origem a ausência da educação do olhar, que é afinal, a ausência da generosidade na partilha do nosso sentir. Porque ele está enterrado, bem enterrado nos escombros da aparência, da ganância.
Acredito nestas novas gerações, na força do seu trabalho gigantesco que terão pela frente, mas salvos pelo gesto do olhar.
(Mónica Baldaque, Porto, 2 de Abril de 2011)
Participantes: Bárbara Nunes da Silva, Carlota Rodrigues, Catarina Cortês, Francisca Costa, Joana Bela, Leonor Sousa Soares, Mariana Azeredo, Mariana Negrão, Maria Inês Ferreira e Teresa Fonseca
Auditório
20h30 – 22h00
Conferência “Super dotação da consciência”
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Oradora: Dr.ª Líssia Pinheiro. Licenciada em Psicologia. Trabalhou nove anos em grandes multinacionais, na área de Recursos Humanos, Formação e Desenvolvimento de pessoas. Actua em Psicologia Clínica há quatro anos, no tratamento de pacientes com Transtorno de Pânico, Transtorno de Ansiedade e Depressão, TAB e Drogaditos. Actuou em Terapia de Grupo com bancários portadores de LER/DORT. É voluntária da IAC Lisboa. Professora e pesquisadora da Conscienciologia desde 1997 e actualmente exerce funções de coordenação da IAC Portugal.
Tema: Esta conferência temática irá trazer uma nova abordagem sobre o que vem a ser a Superdotação pelo Paradigma Consciencial. Desenvolverá um assunto importante que é o emprego do trinómio parapsiquismo, intelectualidade e comunicabilidade na manifestação pessoal. O Parapsiquismo é o conjunto das percepções avançadas da consciência humana, para além dos cinco sentidos básicos do corpo humano, utilizando as energias, o animismo e a interacção consciencial avançada. Ampliará a visão sobre os múltiplos modos de inteligência pela consciência neofílica. A consciência possui módulos de inteligências, dentre as múltiplas dotações intelectuais, estes serão discutidos no decurso da apresentação do tema.
Para além disto será abordado sobre a conquista da superdotação através do esforço evolutivo, vida após vida.
Piano bar
22h00
Ciclo de recitais “Conservatório de Música do Porto”
Piano bar
23h30
Entrelaçar - Poesia... Música... Fotografia...
Um recital multifacetado de Pedro Branco e Carla Marques
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:: Dia 3 de Abril | Domingo
Auditório
11h00 – 12h00
Palestras gravadas ao vivo
Temas para expansão da consciência
Autor – Trigueirinho
Título – “A verdade do coração, o ego e a personalidade”
Piano bar
16h00
“Encontro com os Autores”
Org.: CLP/Edita-me
Auditório
17h30
Cooltiva-te
Para saber a programação, mais detalhes e informações sobre esta e futuras sessões, visite o website: http://cooltivate.wordpress.com/
Piano bar
19h00
“Fim de tarde solidário”
Concerto de música clássica e Porto d’Honra - Angariação de fundos para o Campo de Férias das crianças de São Nicolau
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Org: CLP/ Centro Social Paroquial de S Nicolau/ Manuel Silva
Piano bar
22h00
Recital
Adriana Ferreira, flauta
Isolda Crespi Rubio, piano
Adriana Ferreira
Laureada aos dezanove anos com o 1° Prémio e dois Prémios Especiais do Concurso Internacional de Flauta «Carl Nielsen» em 2010, a flautista Adriana Ferreira prossegue o seu percurso artístico no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris e na Escola Superior Hanns Eisler em Berlim, sob a orientação de Sophie Cherrier, Benoît Fromanger e Vincent Lucas (flauta), Pierre Dumail e Markus Schreiter (flautim).
Admitida aos doze anos na Escola Profissional Artística do Vale do Ave, na classe da professora Joaquina Mota, a jovem flautista obteve ainda dez primeiros prémios em vários concursos nacionais e internacionais, entre os quais o Concurso de Interpretação do Estoril e o Concours National du Jeune Flûtiste (Paris).
Apresentou-se em concerto em diversos Festivais, destacando-se o do Estoril, Giverny, Copenhaga e Leipzig e as Convenções Internacionais de Flauta de Paris e Manchester. Dedicatária do Concerto para Flauta e Orquestra de Joaquim dos Santos, Adriana Ferreira foi convidada como solista pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica de Odense e Orquestra de Câmara do Kremlin, entre outras. Integra diversas formações de música de câmara, apresentando-se regularmente com a pianista Isolda Crespi, com quem grava o seu primeiro CD em 2011 (Editora Numérica).
Paralelamente, Adriana Ferreira concluiu a Licenciatura de Musicologia na Universidade Paris-Sorbonne (Paris IV), como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. A sua agenda inclui performances nos Festivais de Kuhmo (Finlândia), Nyborg e “Carl Nielsen” (Dinamarca), Açores (Portugal), Maastricht (Holanda), bem como na Convenção Americana de Flauta de 2011, entre outras apresentações.
Isolda Crespi Rubio
Nasceu em Barcelona onde iniciou os estudos de Piano na Escola de Música Orfeo Gracienc com as professoras Carme Codina e Teresa Ruiz. Em 2000 obteve o Diploma de Professora de Piano no Conservatório Municipal de Música de Barcelona e também obteve a Licenciatura em Cinema e Audiovisuais na Escola Superior de Cinema e Audiovisuais de Catalunya. Em 2004 licenciou-se no Royal College of Music de Londres onde estudou com o professor John Barstow.
Actuou em recitais como solista e pianista acompanhadora em Espanha, Portugal (Casa da Música, Festival de Coimbra...), França, Suíça (Festival de Musique de Sion), Reino Unido (Saint Martin-in-the-Fields, Festival de Edimburgo...), Dinamarca e Coreia do Sul. Em 2002 obteve o primeiro prémio no Concurso de Música Contemporânea para Piano no Royal College of Music. Em 2003 gravou dois CDs com música para dois pianos para a companhia GuildMusic e recentemente tem gravado e actuado em directo para a Antena 2. Tem sido convidada como pianista acompanhadora do Concurso Luso-Galaico “Albertino Lucas” e do Prémio Jovens Músicos.
Actualmente trabalha como pianista acompanhadora e Professora de Piano na ARTAVE.
Apareça!!!!!
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