Mostra apresenta, no CCBNB-Fortaleza, quatro abordagens diferentes para filmes com temática jurídica
São quatro abordagens diferentes para filmes com temática jurídica. É a mostra "Cinema e Justiça", que o Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: (85) 3464.3108) exibe na próxima semana, de quatro a sete de maio (quarta-feira a sábado).
A partir do encontro entre as câmeras cinematográficas e os tribunais, foram selecionados quatro filmes para a mostra: "Meu primo Vinny", de Jonathan Lynn, comédia sobre o contraste entre a inexperiência de um advogado e os trâmites legais; "O povo contra Larry Flynt", de Milos Forman, que aborda a luta por liberdade de expressão da revista Hustler, versão mais popular de Playboy; "Filadélfia", de Jonathan Demme, sobre o direito ao trabalho e a luta contra a injustiça e o preconceito; e "Amistad", de Steven Spielberg, uma história real sobre a luta de homens e mulheres por um direito fundamental, a liberdade.
Após as exibições, cada filme será comentado e debatido, junto com a plateia, por Valdo Aderaldo - compositor, radialista e aluno do curso de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Veja a seguir as sinopses sobre cada filme e as suas respectivas datas e horários de exibição:
MOSTRA CINEMA E JUSTIÇA (*)
Meu Primo Viny
Dia 04, qua, 17h
Vicent La Guardia Gambini, advogado recém-formado, é chamado para defender seu primo Bill Gambini e o amigo que estão presos, acusados de assassinato. O problema é que ele nunca defendeu causa alguma e para tornar tudo ainda mais complicado, ele terá de enfrentar um experimentado promotor e um juiz que não suporta sua maneira de se vestir e de se comportar no tribunal. Nesta divertida comédia, veremos a luta do inexperiente advogado contra os trâmites legais a fim de salvar o primo e seu amigo da pena capital. Direção: Jonathan Lynn. Ficção. 119 min.
O Povo contra Larry Flynt
Dia 05, qui, 16h50
A primeira cena deste filme de Milos Forman mostra Larry Flynt aos 10 anos, vendendo aguardente caseiro com seu irmão mais novo Jimmy. Vinte anos depois Flynt e seu irmão administram a boate Hustler Go-Go e para aumentar os lucros ele decide publicar panfletos com fotos das mulheres que se apresentavam na boate, começando assim a revista Hustler, uma versão mais popular da Playboy. A revista ganha notoriedade ao publicar fotos de Jacqueline Kennedy Onassis nua. Enfrentando vários processos na justiça americana e sofrendo até mesmo um atentado que o deixa numa cadeira de rodas, Flynt é sobretudo um símbolo da luta pela liberdade de expressão. Direção: Milos Forman. Drama. 14 anos. 130 min.
Filadélfia
Dia 06, sex, 16h55
Rodado nos Estados Unidos em 1993, o filme conta a historia de Andrew Beckett, jovem advogado homossexual contratado por uma grande firma de advocacia da Filadélfia. Apesar do seu excelente desempenho, quando a firma descobre que ele é gay e que está com AIDS passa a sabotá-lo e termina por demiti-lo. Andrew tenta constituir um advogado para que possa acionar a justiça, mas ninguém ousa lhe ajudar a não ser Joe Miller, um advogado que se revela homofóbico, mas disposto a lutar contra a injustiça e o preconceito. Direção: Jonathan Demme. Drama. 14 anos. 125min.
Amistad
Dia 07, sáb, 16h15
Em 1839, um grupo de escravos africanos se rebela e toma posse do navio La Amistad que os transportava para a América do Norte e tentam voltar para casa, mas o navio é capturado e os escravos são levados para os Estados Unidos, onde são acusados de assassinato e postos na prisão a espera de um julgamento. Neste filme de Steven Spielberg é possível conhecer as condições de captura e transporte de pessoas para a escravidão, a máquina judiciária americana do final do século XIX e o nascimento das primeiras medidas para a abolição da escravatura. Uma história real da luta de homens e mulheres por um direito fundamental, a liberdade. Direção: Steven Spielberg. Drama. 14 anos. 154 min.
(*) Após as exibições haverá debate com Valdo Aderaldo.