As disputas começaram na sexta-feira e terminaram neste domingo, na praia Stella Maris, em Salvador (BA) e também foram válidas pela quarta etapa do Circuito Mundial, que tem Jacob na segunda posição do ranking.
O baiano Bruno Jacob venceu 15º Jet Waves World Championship (campeonato com manobras de jet ski nas ondas), que foi disputado de sexta-feira até este domingo, na praia Stella Maris, em Salvador. O piloto da capital baiana enfrentou o norte-americano Mark Gomez. Após 10 minutos de bateria, a vitória ficou com o brasileiro, que garantiu ainda o primeiro lugar entre os sul-americanos. A disputa também foi válida pela quarta etapa do Circuito Mundial, que agora prosseguirá de 9 a 11 de setembro, em Pacific City (EUA).
As disputas do 15º Jet Waves World Championship foram realizadas sob muito sol e as ondas colaboraram, permitindo bom surfe e belas manobras aéreas, que são os quesitos obrigatórios para as notas dos juízes. Um bom público acompanhou a performance dos pilotos da Argentina Estados Unidos, México, Inglaterra e Brasil.
Nas quartas-de-final, Jacob venceu o argentino Gonzalo Martinez, depois na semifinal passou pelo mexicano Abraham Ho, garantindo um lugar para final. O norte-americano Gomez ganhou do catarinense André Martins, de Tubarão. Depois na semifinal derrotou o baiano Cristiano Magarão, de Salvador e foi para a decisão tentar manter a invencibilidade no Circuito Mundial, entretanto, terminou em segundo.
Com os resultados de Salvador, Gomez manteve o primeiro lugar no Circuito Mundial, com três vitórias (Portugal, França e Inglaterra) e segundo lugar no Brasil. Jacob, por sua vez, assumiu o segundo lugar na classificação geral, depois do nono lugar em Portugal, terceiro na França e segundo na Inglaterra. Na disputa do best jump (melhor salto) a vitória também ficou com Jacob. “O final de semana foi excelente, tanto com os resultados que obtive, quanto as condições do tempo, que permitiram a realização de um grande evento, competidores de alto nível técnico. O público compareceu e foi ótimo vencer em casa e agora é começar a preparação para as duas etapas finais, Estados Unidos e depois o Japão”, destacou.
Na disputa da categoria Amadora, o título ficou com o paranaense Augusto Ribas, 23 anos, de Curitiba. Mostrou mais uma vez que é um dos melhores competidores brasileiros da nova geração, derrotando na final, o argentino Gonzalo Martinez e na terceira colocação ficou o catarinense André Martins, de Tubarão.
A classificação final do 15º Jet Waves World Championship ficou assim: Categoria Pro - 1º) Bruno Jacob (Brasil); 2º) Mark Gomez (Estados Unidos; 3º) Abraham Ho (México) e 4º) Cristiano Magarão (Brasil). Categoria Amador – 1º) Augusto Ribas (Brasil); 2º) Gonzalo Martinez (Argentina) e 3º) André Martins (Brasil).
A classificação do Sul-Americano ficou desta forma: 1º) Bruno Jacob (Brasil); 2º) Cristiano Magarão (Brasil); 3º) Augusto Ribas (Brasil) e 4º) Gonzalo Martinez (Argentina).
O 15º Jet Waves World Championship teve a organização da FER (Federação de Esportes Radicais), com supervisão da IFWA (International FreeRide WaterCraft Association). Os apoios foram da Ventura Marine - Água de Coco Obrigado - Wamiltons Customs - Grand Hotel Stella Maris - AMF Racing - Pro Rider - Hydro Turf - DASA - Tigercraft - Prefeitura Municipal de Salvador - Racu Photo - ProNautica - Jacob Adventure.