Nesta nova temporada o trabalho social da Camerata Antiqua de Curitiba se intensifica, com o aumento no número de concertos, um por mês nas igrejas num total de 10 apresentações até o final do ano. O programa “Concerto nas Igrejas” foi ampliado também para novas paróquias que passam a integrar o roteiro de apresentações da Camerata nos bairros de Curitiba.
Segundo Marino Galvão Junior, diretor presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, a intenção é democratizar o acesso. “Estamos cumprindo um papel de aproximação do público com a música erudita, no qual muitas vezes existem barreiras que parecem intransponíveis. Acreditam que a música erudita é para poucos ou entendidos, mas queremos popularizar e mostrar que é para todos”, conclui Marino.
O repertório desse concerto também reflete a característica e a proposta musical do projeto sendo um apanhado histórico das grandes obras clássicas de compositores estrangeiros e brasileiros, representativos em sua época, como: Johann Sebastian Bach, George Friedrich Händel, Heitor Villa-Lobos, Antônio Carlos Gomes, Mozart Camargo Guarnieri e Edmundo Villani-Côrtes.
Alexandre Razera, chefe de naipe de viola da Camerata estará a frente do grupo na regência. Razera também é primeiro violista da Orquestra da Rádio e Televisão Eslovênia de Ljubljana e músico convidado da Mahler Chamber Orchestra, desde 2008. Participou de gravações com a Filarmônica de Berlim, sob a regência de Cláudio Abbado, Simon Rattle, Daniel Barenboim, Lorin Maazel, Kurt Masur, Nikolaus Harnoncourt, Trevor Pinnock, Gunter Wand.
O programa Concerto nas Igrejas foi idealizado pela Camerata Antiqua de Curitiba como parte de suas atividades de relacionamento com a comunidade desde o ano de 2002. Até o presente, foram centenas de concertos distribuídos nas regiões mais periféricas da cidade, com milhares de pessoas que tiveram acesso a essa atividade da Camerata Antiqua de Curitiba. Independente da denominação religiosa dessas igrejas, a Camerata visitou com seus concertos as mais diversas denominações religiosas, como igrejas Católica, Batista, Metodista, Menonita, Igreja Messiânica Mundial, Terreiro de Umbanda do Pai Maneco, entre outras.
Regentes Mara Campos (São Paulo), Alexandre Razera (São Paulo/Paraná)
31 de março (quinta-feira), 20h – Igreja Batista Alameda –
Alameda Princesa Izabel, 2192 – Bigorrilho, Curitiba – PR
28 de abril (quinta-feira), 20h – Igreja Batista do Bacacheri
13 de maio (sexta-feira), 20h – Paróquia Nossa Senhora Aparecida
16 de junho (quinta-feira), 20h – Igreja São José da Vila Oficinas
15 de julho (sexta-feira), 20h – Paróquia Senhor Bom Jesus do Cabral
05 de agosto (sexta-feira), 20h – Paróquia Nossa Senhora de Lourdes
01 de setembro, 20h (quinta-feira) – Santuário Santa Rita de Cássia
14 de outubro (sexta-feira), 20h – Paróquia Divino Espírito Santo
17 de novembro (quinta-feira), 20h – Santuário Nossa Senhora do Guadalupe
02 de dezembro (sexta-feira), 20h – Comunidade do Redentor