Quinta-feira, 8 de Maio de 2014

Em visita ao Brasil o pensador e psiquiatra italiano Mauro Maldonato traça diálogo entre as tendências da neurociência e da psiquiatria contemporânea com as questões da condição humana na filosofia.

 







Explorador do Mistério



Em visita ao Brasil, autor exclusivo das Edições Sesc São Paulo, o pensador e psiquiatra italiano Mauro Maldonato traça diálogo entre as tendências da neurociência e da psiquiatria contemporânea com as questões da condição humana na filosofia.



Poucos são os autores contemporâneos que conseguem reunir em seus escritos ampla interlocução com os diversos campos intelectuais para a investigação humana, seja ele filosófico, artístico e científico. Diálogo este - sob a luz dos saberes atuais - que se propõe o psiquiatra e pensador italiano Mauro Maldonato, que lança, pelas Edições Sesc São Paulo, no mês de maio, o seu novo livro Da mesma matéria que os sonhos: sobre consciência, racionalidade e livre-arbítrio. Nesta oportunidade, Maldonato promoverá os relançamentos de A Subversão do Ser e Raízes Errantes, este último com prefácio de Edgar Morin. As duas obras ganharam revisão ampliada, novo design de capa e orelhas escritas pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto e pela Profa. Zilda Iokoi, da FFLCH - USP.



Em sua última visita ao país, em 2012, para o lançamento de Passagens de Tempo(2012), o peculiar traço de um investigador da alma humana, que não abandona as referências de outras ciências e saberes, articula-se no livro a partir da preocupação com a corporeidade como crítica na questão do tempo.  Foi assim, também, em Raízes Errantes(2004), livro em que o caminho do pensamento se entrecruza com referências literárias e poéticas, desde Eugenio Montale, Giacomo Leopardi, Marcel Proust e Fernando Pessoa e a música de Franz Schubert e Richard Wagner. Em A subversão do ser(2001), por exemplo,a sua experiência na clínica fenomenológica adentra um dos temas mais instigantes – e importantes – da contemporaneidade, a questão da alteridade/identidade.



Com prefácio do jornalista científico e editor-chefe da revista Scientific American Brasil Ulisses Capozzoli e orelha de Dr. Ricardo Pietrobon da Duke University -Department of Medicine, Da mesma matéria que os sonhos: sobre consciência, racionalidade e livre-arbítrio, é uma reunião de ensaios e artigos escritos para publicações reconhecidas na área das ciências como a Scientific American e a Mente & Cérebro. No novo título, Maldonato se debruça – sem, contudo, abandonar a sua formação crítica em Filosofia - sobre os atuais estudos do cérebro humano nas neurociências.



O livro será lançado em duas datas. Dia 20 de maio, terça-feira, às 19h30,na Livraria da Vila (unidade Lorena), com um bate-papo acompanhado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto e no dia 28 de maio, quarta-feira, às 20h,na Casa do Saber, com um bate-papo com o público e sessão de autógrafos. Em ambas as ocasiões, os livros A subversão do ser e Raízes errantes ganham, pelas Edições Sesc São Paulo, segunda edição e relançamento. O autor ainda participa do Simpósio Sesc de Atividades Físicas Adaptadas 2014, com a conferência inaugural “Entre consciência e mundo: a fronteira enigmática do corpo”, no Sesc São Carlos, dia 14 de maio, quarta-feira,às 20h30. No dia 16 de maio, sexta-feira, participa do Salão de Ideias da14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com a palestra "O tempo presente - perspectivas éticas, políticas e culturais para o século XXI”, às 20h30. Dias 23 e 24 de maio, o autor ainda participa do evento Educar Educador com as palestras "Carta para um jovem de amanhã: em um mundo de opiniões procura a verdade”, sexta-feira, às 14h30 e "No futuro a escola será como a de hoje?", sábado, às 14h30,no Imigrantes Exhibition & Convention Center. E ainda conversa com o público sobre os livros no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, dia 29 de maio, quinta-feira, às 19h30.



FICHA TÉCNICA:



*Da mesma matéria que os sonhos: sobre consciência racionalidade e livre-arbítrio

*A Subversão do Ser

*Raízes Errantes



Autor: Mauro Maldonato

Consultoria editorial: Nurimar Falci

Tradução:Roberta Barni

Editora: Edições Sesc São Paulo
ISBN Da mesma matéria que os sonhos: 978-85-7995-089-6

ISBN A Subversão do Ser: 978-85-7995-088-9

ISBN Raízes Errantes: 978-85-7995-087-2


As publicações das Edições Sesc São Paulo podem ser adquiridas em todas as unidades Sesc SP (capital e interior), nas principais livrarias e também pelo portal www.sescsp.org.br/loja.

SERVIÇO COMPLETO:

Lançamento de “Da mesma matéria que os sonhos: sobre consciência, racionalidade e livre-arbítrio” e relançamentos de “Raízes Errantes” e “A subversão do ser”.



Livraria da Vila – Lorena

Dia 20 de maio (terça-feira)

Bate papo com o crítico literário Manuel da Costa Pinto.

Horário:18h30 às 21h30

Local:Livraria da Vila – Alameda Lorena, 1731.

Informações: Na ocasião haverá sessão de autógrafos com o autor.



Casa do Saber

Dia 28 de maio (quarta-feira)

Bate papo com o público.

Horário: 20h

Local: Casa do Saber – Rua Dr. Mário Ferraz, 414.

Informações: Na ocasião haverá sessão de autógrafos com o autor.



EVENTOS:



Simpósio SESC de Atividades Físicas Adaptadas 2014

Dia 14 de maio (quarta-feira)

Horário: 20h30

Local:SESC São Carlos – Av. Comendador Alfredo Maffei, 700

Informações: Conferência inaugural “Entre consciência e mundo: a fronteira enigmática do corpo”.



14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

Dia 16 de maio (sexta-feira)

Horário:20h30

Local:Teatro Municipal de Ribeirão Preto - Praça Alto do São Bento s/nº

Informações:Palestra "O tempo presente - perspectivas éticas, políticas e culturais para o século XXI”.



Educar Educador

Dias 23 e 24/05 (sexta e sábado)

Palestra "Carta para um jovem de amanhã: em um mundo de opiniões procura a verdade" (sexta, às 14h30)

Palestra "No futuro a escola será como a de hoje?" (sábado, às 14h30)

Local: Imigrantes Exhibition&Convention Center - Rodovia dos Imigrantes, km 1,5



Centro de Pesquisa e Formação - Sesc SP

Dia 29/05 (quinta-feira)

Palestra “A arte de falar em público”

Horário: 19h30

Local:Sesc Vila Mariana - Rua Pelotas 141 – 5º andar da Torre A.





TRAJETÓRIA E OBRA DO AUTOR

A reedição de A Subversão do Ser e Raízes Errantes, e a publicação de Da Mesma Matéria que Os Sonhos apresentam uma etapa crucial no caminho intelectual e de pesquisa de Mauro Maldonato.

Num diálogo intenso entre Psiquiatria e Filosofia, Neurociências e Literatura o autor procura mostrar como a razão e a fantasia, o sentimento e a imaginação não se contrapõem, mas são parte essencial da natureza humana.

Suas pesquisas constituem uma viagem por territórios desconhecidos da modernidade até as extremas consequências da mutação da identidade humana, conceito indeciso, incerto, enigmático, impensado ainda. Combinando visões da literatura, da filosofia, da epistemologia e da psicanálise, o autor discute também as relações entre o eu e o outro, a linguagem e o lugar, a origem e o desenvolvimento do conceito de tolerância, iluminando os principais paradigmas culturais de nosso tempo.

Maldonato afirma a necessidade urgente de reconsiderar a ciência. Ele propõe uma nova concepção da objetividade científica que evidencia o caráter complementar e não contraditório das ciências experimentais e das ciências humanas. Não se trata de outro tipo de ciência nem do questionamento da tradição clássica das neurociências. É, antes, a tentativa de renovar- mas indo além - o objeto da pesquisa naquela mesma tradição mediante uma linguagem que torne compreensíveis os processos e os eventos que as ciências cognitivas tradicionais definiram até aqui por meio de descrições.

Conhecedor profundo do cérebro e da mente humana, o autor desmistifica de um lado a retórica das ciências humanas para liberá-la da própria solidão; e do outro, critica a ideia da ciência que se pretende objetiva e mera conhecedora dos fatos.



SOBRE MAURO MALDONATO



Professor no Departamento das Culturas Europeias e do Mediterrâneo na Universidade Della Basilicata, o pensador e psiquiatra, Mauro Maldonato, estudou na Universidade La Sapienza (Roma), na Federico II (Nápoles), na London SchoolofEconomics (Londres) e na Écoledes Hautes Études em Sciences Sociales (Paris). Foi professor visitante na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na Universidade de São Paulo (USP) e na Duke University (EUA). Atualmente, dirige o Cognitive Science Studies for theResearchGroup, na Duke University. Diretor científico da Settimana Internazionale dela Ricerca, é autor e curador de livros e artigos científicos publicados na Inglaterra, nos Estados Unidos, no Brasil e na Itália.

Tem participado como conferencista em vários seminários e congressos internacionais, dentre os mais recentes destacamos: a Conferenceon Time e FirstInternationalConference in Sport PschologyandEmbodiedCognition. UAE _ United Arabe Emirates University em Dubai, Abu Dhabi.

No Brasil, é colaborador das revistas Scientific American e Mente e Cérebro, e tem sido convidado a participar como conferencista de vários seminários e congressos dentre os quais destacamos: o “XI Congresso Internacional de Tecnologia e Educação”, que aconteceu no Recife, em setembro de 2013 , e o Seminário Internacional "Fronteiras em movimento: Deslocamentos e outras dimensões do vivido", em 2012, uma realização da FFLCH USP do e Centro Cultural Banco do Brasil, sobre o tema: "No mundo como estrangeiros: histórias de identidades e culturas em trânsito".

www.mauromaldonato.it



SOBRE EDIÇÕES SESC SP

Segmento editorial do SESC, as publicações das Edições SESC SP são pensadas e construídas em um longo processo de maturação e discussão, justamente por estarem envolvidas em projetos de largo alcance. As Edições SESC SP têm em seu catálogo publicações nas áreas de cultura, artes, esportes, ciências sociais, educação, filosofia, terceira idade e história.Muitos desses trabalhos articulam-se em diversas mídias, para atender aos anseios de um público interessado em informações plurais, que podem vir de diferentes recursos multimídia, integrando texto, áudio e vídeo. Seu projeto gráfico, muitas vezes arrojado e experimental, constitui-se também em um campo para a criação. Com o intuito de expandir seu campo de ação, atendendo a um público cada vez maior, o SESC firma-se cada vez mais como uma importante referência em publicações culturais no país.

 

 

publicado por o editor às 04:11
link | comentar | favorito

.tags

. todas as tags

.arquivos

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

.subscrever feeds