Quarta-feira, 26 de Novembro de 2014

PROGRAMAÇÃO CINEMATECA

 


PROGRAMAÇÃO CINEMATECA

 

27 de novembro a 03 de dezembro de 2014

 

 

Nome da atração: Exibição de filmes para a campanha de combate à violência contra a mulher

 

Programação:

 

Dias 20 e 27 /11 às 15h

ANJOS DO SOL – Rudi Langmann

(BR, 2006, 92 MIN)

Anjos do sol é um filme brasileiro que trata da exploração sexual comercial de crianças e adolescentes. É o primeiro filme de Rudi "Foguinho" Lagemann. Logo em sua primeira sessão pública, realizada durante o Miami International Film Festival, arrematou o prêmio do júri popular de Melhor Longa de Ficção Ibero-Americano. No elenco estão, entre outros, Antonio Calloni, Vera Holtz, Chico Diaz, Roberta Santiago, Otávio Augusto, Mary Sheyla, Darlene Glória (no papel da cafetina Vera), Bianca Comparato e a estreante Fernanda Carvalho, a protagonista, que tinha apenas onze anos na época das filmagens.

 

Dias 27 e 28/11 às 17h

MENINAS – Sandra Werneck

(BR, 2006, 72 mi)

Sandra Werneck é a diretora do documentário “Meninas: gravidez na adolescência”, um filme que retrata a história de vida de quatro meninas que aprendem a lidar com a maternidade precoce, situação vivenciada não só por elas, mas por uma realidade de muitas adolescentes no Brasil.

 

Classificação Indicativa: 14 anos

Local: Cinemateca

Ingresso: gratuito

 

 

 

Data: 26 a 28 de novembro de 2014

Nome da atração: Prêmio Alemão de Curtas – turnê brasileira 2014

Descrição: Finalizando o ano com o que há de mais novo no cinema europeu, a Cinemateca entra no circuito da Mostra de Curtas Alemães 2014 e exibe filmes do Prêmio Alemão de Curtas-Metragens, o mais importante da categoria na Alemanha. No Prêmio Alemão de Curtas deste ano, a programação conta com sete filmes com duração total de 97 minutos e que serão exibidos de 26 a 28 de novembro, às 19h, na Sala Groff.

No dia 26/11 estarão presentes a produtora da Mostra, Yara Castanheira, e o diretor de um dos filmes premiados (Father), Moritz Mayerhofer, para uma conversa sobre o panorama dos curtas após a sessão.

 

 

Prêmio Alemão de Curtas – turnê brasileira 2014


 

Sonntag 3

Direção: Jochen Kuhn | Animação | 14 min. | Alemanha, 2012 | Classificação: livre

Na terceira parte de uma série de passeios de domingo, o protagonista tem um blind date com uma figura ilustre.

 

Sunny

Direção: Barbara Ott | Ficção | 29 min. | Alemanha, 2013 | Classificação: livre

Hajo não pensa duas vezes antes de dar um soco na cara de alguém. Ele tem 19 anos e é pai de Sunny, um bebê de seis meses. Ao invés de se divertir com seus amigos, Hajo agora tem que tomar conta do filho. Extremamente frustrado, ele já não está mais a fim de trocar fraldas e fazer papel de mãe; quer trabalhar e ganhar dinheiro. Ele tem um plano e acaba colocando a vida de Sunny em risco.

 

Father

Direção: Moritz Mayerhofer, Asparuh Petrov, Rositsa Raleva, Veljko Popović, Dim Yagodin | Animação | 15 min. | Alemanha, 2012 | Classificação: 12 anos

Quando foi a última vez que vocês falaram com seu pai? Vocês algum dia conversaram com ele sobre as coisas que os machucaram na infância? Em Father, a vida real é virada de cabeça para baixo a fim de possibilitar um diálogo impossível – o diálogo entre pai e filho.

 

Rinoceronte a galope (Nashorn im Galopp)

Direção: Erik Schmitt | Ficção | 15 min. | Alemanha, 2012 | Classificação: livre

Com a cabeça cheia de perguntas, Bruno perambula por Berlim à procura da alma da cidade. Movido por sua curiosidade, sua fértil imaginação e seus pensamentos peculiares, ele busca aquele algo mais que outros nunca notaram. Inesperadamente, ele encontra uma aliada.

 

Reality 2.0

Direção: Victor Orozco Ramirez | Documentário animado | 11 min. | Alemanha, 2012 | Classificação: 12 anos

Era outono quando cheguei à Alemanha. Pensei que neste país, para mim exótico, eu poderia me distanciar um pouco do México, mas estava enganado. Os narcotraficantes me alcançaram brutalmente. Um documentário animado sobre a espiral sem fim da violência relacionada às drogas no México.

 

Floresta (Forst)

Direção: Ulu Braun | Experimental | 10'45 min. | Alemanha, 2013 | Classificação: livre

Pétalas de rosas caem no chão coberto de musgo. Com dificuldade, atletas abrem caminho pela densa floresta, observados por caçadores e catadores. Caminhantes e amantes da natureza deleitam-se em seus corpos, enquanto crianças se rendem à atração mágica de modernos seres encantados. Um embriagante Drama da Paixão sobre natureza, desempenho e a própria ruína.

 

 

Curta-metragem (Short film)

Direção: Olaf Held | Ficção | 2'30 min. | Alemanha, 2013 | Classificação: 6 anos

Um manifesto aos curtas.


 

Horário: 19h

Local: Cinemateca

Ingresso: gratuito

                                                                            

 

Data: 29 e 30 de novembro de 2014

Nome da atração: V Mostra Internacional de Cinema pelos Animais - Mostra Aimal 2014

Descrição: Nos dias 29 e 30 de novembro acontece a V Mostra Animal – Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais, que irá exibir 22 produções cinematográficas de seis países com foco no cuidado e direito dos animais. A mostra tem entrada gratuita e reúne filmes independentes, profissionais, curtas, médias e longas-metragens e acontece na Cinemateca de Curitiba. A expectativa é de receber cerca de 500 visitantes.

Experimentos científicos, o abandono de animais domésticos, a exploração para entretenimento e a relação dos animais com o homem e com a natureza estão entre os temas abordados nas produções. Durante os dois dias de evento, acontece também a exposição e a venda de produtos “éticos”– alimentos, livros e peças de vestuários.

As onze produções estrangeiras que participam da Mostra serão exibidas pela primeira vez no país e foram traduzidas especialmente para o evento. Entre os destaques estão: o inglês Planeat (2011); as produções norte-mericanas Lolita – escrava pelo entretenimento (2003); o documentário da HBO Um pedido de desculpas aos elefantes (2013) e Os papagaios selvagens de Telegraph Hill (2005). Além da exibição dos filmes, acontecem bate-papos com diretores, produtores e convidados.

Dos onze filmes brasileiros, oito também são estreantes em mostras e festivais: Adote, (2013); Amigos fiéis (2014); Não abandone animais (2010); Penso, logo... não durmo (2014) Leitão pururuca (2014), Em que lado... (2013), O Mico leão dourado de Cabo Frio (2014) e O zoológico do futuro (2006). Destaque também para o filme Ecce Homo (2013), que recebeu o prêmio do Júri Popular e Menção Honrosa no 18º CinePE.

Veja a programação completa no www.mostraanimal.com.br

Local: Cinemateca

Ingresso: gratuito

 

 

Data: 02 de dezembro de 2014

Nome da atração: Exibição do documentárioOutro Sertão"

Gênero: BR, documentário, 73 min, 2013 – dvd

Descrição:

“Outro Sertão” é um documentário sobre a estadia de João Guimarães Rosa na Alemanha nazista. O filme resgata a experiência do então vice-cônsul em Hamburgo entre 1938 e 1942. Através de imagens de arquivo da época, documentos, testemunhos de pessoas que o conheceram e uma entrevista inédita com o próprio escritor, o documentário revela novos aspectos de sua biografia. Dividido em capítulos - a chegada, o amigo, o diário, o escritor, o diplomata, o alarme e a partida - o documentário rastreia os quatro anos vividos por Guimarães Rosa em Hamburgo. Imagens, em grande parte feitas por amadores alheios à estética oficial da propaganda nazista, esboçam o cenário no qual ele viveu. Trechos de cartas, contos e anotações revelam suas impressões pessoais. Documentos inéditos (alemães e brasileiros) e testemunhos de judeus que fugiram para o Brasil por Hamburgo, bem como de

amigos e críticos, recriam a experiência de Guimarães Rosa naquele período.

Direção: Adriana Jacobsen e Soraia Vilela

Adriana Jacobsen é realizadora audiovisual e pesquisadora, licenciada em Letras pela UFES, graduada e mestre em Ciência da Comunicação pela Universidade Livre de Berlim. Vive no Brasil e na Alemanha.

Soraia Vilela é jornalista e tradutora, graduada em Comunicação Social pela PUC-MG e em Estudos Culturais pela Universidade Humboldt de Berlim, com mestrado em Cinema pela mesma universidade. Vive em Belo Horizonte.

 

Classificação Indicativa: 14 anos

Horário: 19h (seguida de debate)

Local: Cinemateca

Ingresso: gratuito

 

 

Data: 03 de dezembro de 2014

Nome da atração: Lançamento do documentário “Iê: Capoeira em Curitiba” e celebração do reconhecimento da Roda de Capoeira como Patrimônio da Humanidade - Unesco

Descrição: “Iê: Capoeira em Curitiba” é um documentário etnográfico observacional que mostra a capoeira em vários grupos da cidade, evidenciando a diversidade de lugares, práticas e praticantes. Baseado em pesquisas desenvolvidas desde 2009 (que anteriormente resultaram na publicação do livro Curitiba entra na Roda), o filme retrata essa arte/ jogo/ luta não somente em momentos públicos de apresentação, mas também a partir das dinâmicas de transmissão do saber. Projeto realizado com apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba, com Patrocínio da Caixa.

Realização: Geslline Giovana Braga, Liliana Porto, Miguel Novicki e Otavio Zucon

Coordenação de Pesquisa: Liliana Porto e Miguel Novicki (professor Boneco de Milho)

Direção de Produção: Otavio Zucon

Produção Executiva: Miguel Novicki

Câmera: Otavio Zucon, Geslline Giovana Braga, Lucas Rachinski

Som direto: Victor Chico, Otavio Zucon

Edição de áudio: Victor Chico

Edição de vídeo: Diogo Marques

 

Celebração do reconhecimento da Roda de Capoeira como Patrimônio da Humanidade – Unesco

A Roda de Capoeira receberá a inscrição de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco – Organização das Nações Unidas para Educação,Ciência e Cultura. Inscrição concedida a manifestações de reconhecimento e representatividade simbólica para todo o mundo. A capoeira é Patrimônio Imaterial Brasileiro, registrado pelo Iphan desde 2008.

 

 

Informações: Geslline Giovana Braga 3264-7971 / 9910-5285

geslline.braga@iphan.gov.br

geslline@gmail.com

 

 

Programação:

 

19h – Entrega de titulação para os mestres pelo Iphan/ Patrimônio Cultural Brasileiro

 

19h45 – Exibição do documentário

 

21h15 às 22h – Coquetel

 

Classificação Indicativa: Livre

Horário: a partir das 19h

Local: Cinemateca

Ingresso: gratuito

 

 

 

publicado por o editor às 15:57
link | comentar | favorito

.tags

. todas as tags

.arquivos

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

.subscrever feeds