Quarta-feira, 2 de Abril de 2014

PROGRAMAÇÃO CINEMATECA | ABRIL 2014

 

 

 
Programação de 03 a 09  de abril
 Área artística: Consciência Ambiental                                                                       
Data: 03 de abril de 2014
Nome da atração: Palestra “Viver em Harmonia”
Descrição: Ajudar a mudar a direção de nossa consciência para um nível onde possamos sentir maior satisfação diante das simples coisas da vida, acessar nossa própria sabedoria para resolver conflitos, usar as nossas habilidades e talentos para aprimorar a carreira, servir a comunidade e cuidar do nosso planeta.
Uma vez que nossas necessidades básicas estejam satisfeitas, uma felicidade sustentável não pode ser atingida através da obtenção, consumo ou produção excessivas. Na realidade, é de se considerar que aqueles que optam por levar uma vida mais simples e menos materialista apresentam um maior nível de bem-estar e resiliência.
Docente: Luciana Ferraz
Coordenadora Brahma Kumaris no Brasil
Licenciada e bacharel em Ciências Sociais pela USP. É membro fundador da Organização Brahma Kumaris (OBK) no Brasil desde 1979 e sua atual coordenadora nacional. É responsável pelo Centro de Retiros Serra Serena em Serra Negra, interior de São Paulo, cujas atividades são direcionadas a apresentar propostas práticas no tópico sustentabilidade.
Representante da OBK  na ONU (Organização das Nações Unidas) para a América do Sul, América Central e Caribe até 2006, viajou para 40 países  e ministrou conferências em todos os 5 continentes. A OBK foi fundada na Índia em janeiro de 1937 e hoje está presente em 130 países. Desde 1980 tem  assento na ONU no DPI (Departamento de Informação Pública),no UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e ECOSOC (Conselho Econômico e Social), onde possui status consultivo geral. Foi eleita como Organização Mensageira da Paz pela ONU em 1987. Tem por objetivo o resgate dos valores essenciais humanos e o desenvolvimento integral da pessoa (físico, intelectual, espiritual e social).
Horário: 14h às 18h
Local: Cinemateca
Ingresso: gratuito
Área artística: Cinema
Data: 02 e 03 de abril de 2014
Nome da atração: Exibição do programa Vídeo nas Aldeias
Descrição: O programa
  Nguné elu – O dia em que a lua menstruou, de Takumã Kuikuro e Maricá Kuikuro. Pernambuco, 2004, cor, 27′. Durante uma oficina de vídeo na aldeia Kuikuro, no Alto Xingu, ocorre um eclipse. De repente, tudo muda. Os animais se transformam. O sangue pinga do céu como chuva. O som das flautas sagradas atravessa a escuridão. Não há mais tempo a perder. É preciso cantar e dançar. É preciso acordar o mundo novamente. Os realizadores Kuikuro contam o que aconteceu neste dia, o dia em que a lua menstruou. Classificação indicativa: Livre
  De volta a terra boa, de Mari Corrêa eVincent Carelli. Pernambuco, 2008, cor, 21′. Homens e mulheres Panará narram a trajetória de desterro e reencontro de seu povo com seu território original, desde o primeiro contato com o homem branco, em 1973, passando pelo exílio no Parque do Xingu até a luta e reconquista da posse de suas terras. Classificação indicativa: Livre
  Prîara Jõ, depois do ovo a guerra, de Komoi Panará. Pernambuco, 2008, cor, 15′. As crianças Panará apresentam seu universo em dia de brincadeira na aldeia. O tempo da guerra acabou, mas ainda continua vivo no imaginário das crianças. Classificação indicativa: Livre
  Huni meka – Os cantos do cipó, de Tadeu Sião Kaxinawá e Josias Maná Kaxinawá. Pernambuco, 2003, cor, 25′. Uma conversa sobre cipó (ayahuasca), “miração” e cantos. A partir de uma pesquisa do professor Isaias Sales Ibã sobre os cantos do povo Huni Kui, os índios resolvem reunir os mais velhos para gravar um CD e publicar um livro. Classificação indicativa: Livre
Horário: 18h e 20h
Local: Cinemateca
Ingresso: gratuito
Área artística: Cinema                                                                              
Data: 04 a 06 de abril de 2014
Nome da atração: Exibição do filme O Canto da Saudade
Descrição: Humberto Mauro foi um dos pioneiros do cinema brasileiro. Fez filmes entre 1925 e 1974, sempre com temas brasileiros. Tendo nascido no mês de abril, será este mês homenageado pela Cinemateca de Curitiba com exibição de parte de sua obra cinematográfica, pertencente ao acervo da cinemateca ou cedido pela Programadora Brasil.
Sinopse do filme: Coronel Januário candidata-se a prefeito da cidade. Maria Fausta, afilhada do coronel, é cortejada por Galdino, acordeonista da região, mas namora João do Carmo às escondidas do pai. Durante a campanha eleitoral, a moça desaparece. Após intensas buscas, Galdino a localiza, junto com seu namorado, em um esconderijo arrumado pelos padrinhos. O casal retorna e o coronel promove o casamento. Durante a festa, percebe a ausência de Galdino, que havia partido. Segundo a lenda da região, em certos dias, quem passa perto do canavial pode ouvi-lo tocando, triste, a sanfona, saudoso do amor da cabocla.
Direção: Humberto Mauro
Gênero: BR, 1952 -100 minutos, ficção
Elenco: Cláudia Montenegro, Mário Mascarenhas, Humberto Mauro
Classificação: Livre
Horário: dia 04 e 06/04 às 16h -  04 a 06/04 às18h
Local: Cinemateca
Ingresso: gratuito
Área artística: Cinema                                                                              
Data: 05 de abril de 2014
Nome da atração: Lançamento do videoclipe Fruto da Mente
Descrição: videoclipe da banda O Trilho, com duração de quinze minutos, dirigido pelo Marcos Saboia e com produção de Geraldo Pioli.
Direção: Marcos Sabóia
Classificação: Livre
Horário: 15h
Local: Cinemateca
Ingresso: gratuito
Área artística: Cinema                                                                               
Data: 04 a 06 de abril de 2014
Nome da atração: Exibição do filme Sangue Mineiro
Descrição: Humberto Mauro foi um dos pioneiros do cinema brasileiro. Fez filmes entre 1925 e 1974, sempre com temas brasileiros. Tendo nascido no mês de abril, será este mês homenageado pela Cinemateca de Curitiba com exibição de parte de sua obra cinematográfica, pertencente ao acervo da cinemateca ou cedido pela Programadora Brasil.
Sinopse do filme: Filha adotiva de milionário mineiro tenta o suicídio depois de ver o namorado beijando a irmã. É salva por dois irmãos que irão disputar o seu amor, quando ela se refugia na casa da família deles.
Direção: Humberto Mauro
Gênero: BR, 1929 -84 minutos, drama, silencioso
Elenco: Carmen Santos, Nita Ney, Maury Bueno, Humberto Mauro, Luiz Soroa, Fantol, Máximo Serrano, Adhemar Gonzaga
Classificação: 10 anos
Horário: 20h
Local: Cinemateca
Ingresso: gratuito
 Área artística: Cinema                                                                               
Data: 07 e 08 de abril de 2014
Nome da atração: Mostra Cinema pela Verdade
Descrição: O Projeto “Cinema pela Verdade” exibe filmes sobre a ditadura civil-militar no Brasil, Argentina e Chile em mais de 200 sessões em diversos locais do país. Realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (Icem), em parceria com o Ministério da Justiça, o projeto foi contemplado pelo edital “Marcas da Memória”, da Comissão de Anistia, que visa à promoção de eventos e projetos com foco nesse período marcante da história brasileira.
Horário: dia 07 das 14h às 21h e dia 08 das 14h às 18h
Local: Cinemateca
Ingresso: gratuito
Área artística: Cinema                                                                              
Data: 09 a 11 e 13 de abril de 2014
Nome da atração: Exibição do programa Anos de Chumbo
Descrição: Este Programa traz, em diferentes linguagens, seis curtas-metragens que buscam refletir sobre o poder e os chamados “anos de chumbo” no Brasil, período mais repressivo da ditadura militar (1964-1985) que teve início com a promulgação do AI-5, em 1969. Marcado pela violência e pela falta de limite dos ocupantes do poder, os cidadãos brasileiros tiveram seus direitos políticos e individuais suprimidos e o país viveu um período de censura, falta de democracia e perseguição política aos que eram contra o regime militar.
“Anos de chumbo” tenta reconstruir o quebra-cabeça da trilha do poder e da resistência. Uma animação sobre a tirania faz uso da metáfora e da ironia para mostrar o quanto é difícil moldar a natureza humana. As histórias reais dos desaparecidos, dos mortos, dos suicidados, dos sobreviventes se juntam a ficções que mostram que a liberdade sempre surge como fator de resistência social e que a rebeldia é estratégia de luta e de conquista.
Os filmes que compõem esse Programa são os curtas metragens: “Clandestinos”, de Patricia Moran (MG, 2001, Experimental, Colorido, 11 min); “O dia em que Dorival encarou a guarda”, de Jorge Furtado e José Pedro Goulart (RS, 1986, Ficção, Colorido, 15 min); “O reino azul”, de José Medina , Lancast Mota e Otto Guerra (RS, 1989, Animação, Colorido, 14 min); “Um filme”, de Marcos Medeiros, de Ricardo Elias (SP, 1999, Documentário, Colorido/PB, 19 min); “Um tiro na asa”, de Maria Emília de Azevedo (SC, 2005, Experimental, Colorido, 16 min); e “Vala comum”, de João Godoy (SP, 1994, Documentário, Colorido/PB, 32 min).
Classificação: 14 anos
Horário: às 16h
Local: Cinemateca
Ingresso: gratuito
Área artística: Cinema                                                                              
Data: 08 de abril de 2014
Nome da atração: Lançamento do filme DE PAPELÃO
Gênero: BR, 2014 – 23 min – dvd
Descrição: O amor de João e Clara parece ter acabado, vítima da rudeza do dia a dia e pelo desgaste do tempo. No entanto, eles contimuam juntos e levando a vida, até que novas situações vão relembrar o que parecia estar esquecido e dirão, à sua maneira, o que nunca foi dito antes
Direção:Joel Schoenrock
Classificação: 16 anos
 Horário: 20h
 Local: Cinemateca
 Ingresso: gratuito
Área artística: Cinema                                                                              
Data: 09 de abril de 2014
Nome da atração: Sessão comentada do curta ADEUS PARA TI
Gênero: BR, 2014 – 17 min – dvd
Descrição: Baseado em uma história real. Duas amigas. Uma infância. Um pedaço de paraíso. O passado. A mudança.  Alice (Denise Fait) e Sol (Bianca Pickler) resolvem fugir do caos da rotina em busca da "tal" felicidade. Na trajetória, Alice depara-se com descoberta do amor, Manoel (Tiago Luz).  "Como é que a gente pode se apaixonar por alguem que a gente acabou de conhecer”.
O curta ADEUS PARA TI será exibido nos dias 10 e 11 de abril às 19h30, entre as sessões das 18h e 20h. 17’.
http://www.youtube.com/watch?v=T28GNWBYYZg&feature=youtu.be&noredirect=1
Direção: Denise Fait
Classificação: nd
 Horário: 18h
 Local: Cinemateca
 Ingresso: gratuito
Área artística: Cinema                                                                              
Data: 09 de abril de 2014
Nome da atração: Lançamento do média-metragem “Garras da Justiça”
Descrição: O filme reproduz um programa de TV sensacionalista intitulado Nas Garras da Justiça, que tem como principal atrativo o caso do ´bandido cheiroso´.    Testemunhas e vítimas dão depoimentos sobre o caso, sendo todos unânimes em relatar um forte cheiro de perfume durante o assalto. Em tom de comédia, o filme aborda, nas entrelinhas, a força da televisão que, com seus cortes e edições, oferecem o espetáculo, ao tempo em que induzem o telespectador a acreditar naquilo que é veiculado como verdade absoluta. Editoriais vazios e superficiais, falsa defesa dos interesses da população,e outros conteúdos típicos desse tipo de programa – que existe em todas as regiões do Brasil – compõem uma metalinguagem de ilusão coletiva, em uma sátira divertida e de  desfecho surpreendente. 40’
Direção: June Meireles
Ficha Técnica
Roteiro e direção
June Meireles
Direção de fotografia
Dionei Santos
Direção de arte
Aline Presa
Edição, finalização e sounddesign
Andrei Chiminazzo
Elenco: Alex Fabian, Fabio Campana, Fernanda Martins,Lindmiro Garcia,  Marco Ferreto Martins, Melissa Schlukebier, Orlando Neto e Karla Ghor.
Classificação: nd
Horário: 20h e 21h
Local: Cinemateca
Ingresso: gratuito

 

publicado por o editor às 23:00
link | comentar | favorito

.tags

. todas as tags

.arquivos

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

.subscrever feeds