Quarta-feira, 15 de Junho de 2016

Tridimensional: obras de Lailana Krinski instigam pela materialidade visual

 

 

 

Exposição fica em cartaz até 14 de julho de 2016

 


​Créditos: Maringas Maciel 

 

 

Curitiba, 14/6/16 – Um trabalho construído em camadas e na busca por salientar as relações mais intrínsecas entre as diferentes linguagens artísticas. A frase apresenta a obra da artista Lailana Krinski, que ao lado de Daniel Duda, Juliana Gisi e Samuel Dickow integra a exposição Intensidades Sensíveis, da Diretriz Arte Contemporânea, em Curitiba. A mostra aborda questões sobre a imagem na atualidade que, na visão da curadora, Ana Rocha, remetem a questões apontadas nas obras homônimas Etant Donné de Marcel Duchamp e Lygia Pape. A exposição fica em cartaz até 14 de julho.

 

Lailana apresenta um desenho feito com pasta de modelar, com relevo e densidade. O material branco, repetidamente aplicado no papel, dá corpo ao desenho e trás a escultura à tona. Segundo Ana Rocha, ainda que o trabalho permaneça visual, Lailana se vale do elemento tátil, numa relação quase contrária a Marcel Duchamp, pois toda a construção de Étant Donné se dá sobre a sedução do ilusionismo da perspectiva da imagem. “As imagens provocam no espectador uma curiosidade sobre o que há por trás dos volumes”, explica a curadora.

  

Sobre os Étant Donné

 

A obra Étant Donné de Duchamp, feita entre 1946 e 1966, é uma instalação em que o espectador se vê diante de uma porta rústica e é convidado a olhar por uma fenda na porta. O que se vê: parte de um corpo nu deitado sobre a grama, sua mão segurando um lampião. Ao fundo, vê-se uma paisagem e uma cachoeira, que volta e meia brilha. Já o Étant Donné de Lygia Pape (1999), cujo título vem acrescido de um ponto de interrogação, é uma releitura da obra de Duchamp. Neste, a artista inclui o seu rosto numa colagem digital que completa a imagem do corpo visto através da fenda da porta no original.

 

Sobre Lailana Krinski

 

Lailana Krisnki caminha por diferentes esferas do mundo da arte, desenvolvendo trabalhos como artista plástica, crítica de arte e educadora. É graduada em Artes Visuais pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Escola de Belas Artes do Paraná. Foi coordenadora do projeto #LAB, laboratório de crítica de arte, e conquistou em 2015 o Prêmio Bolsa Produção em Artes Visuais do Museu da Gravura da Cidade de Curitiba (PR).

 

Sobre a Diretriz Arte Contemporânea

Inaugurada em dezembro de 2015, pela galerista Zuleika Bisacchi, a Diretriz Arte Contemporânea realiza um trabalho de responsabilidade, critério, coerência, integridade e respeito aos artistas e ao público apreciador das artes, em suas diversas linguagens. Trata-se de um espaço de contemplação e cultura, onde o investidor tem a oportunidade de apreciar e adquirir obras de artistas já consagrados, assim como daqueles que estão despontando no meio.

 

http://www.artediretriz.com.br/

www.facebook.com/diretrizarte

www.instagram.com/diretrizarte

 

 

 

Créditos das imagens: Maringas Maciel.

 

SERVIÇO

Exposição Intensidades Sensíveis

Período: De 14 de maio a 14 de julho

Local: Diretriz Arte Contemporânea

End.: Av. do Batel, 1868 / Shopping Pátio Batel / Piso L3 / Loja 329

Horário: Segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 14h às 20h

Entrada franca

 

publicado por o editor às 14:28
link | comentar | favorito

.tags

. todas as tags

.arquivos

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

.subscrever feeds